Conheça os 5 hábitos financeiros que vão mudar sua vida para melhor

calculation of incomes

calculation of incomes

Ao olhar para o seu orçamento, você não vê muita perspectiva? Você está endividado e não sabe como colocar as contas em dia? Sair do vermelho parece uma missão impossível?

Saiba que a solução pode estar em pequenas atitudes, afinal, mudanças simples no dia a dia podem ser muito mais eficientes do que medidas drásticas. Não acredita? Então, leia nosso artigo e faça o teste. Com certeza a sua vida financeira vai mudar bastante, para melhor, é claro!

 

Hábito 1: controle suas despesas

Não perca as rédeas da sua vida financeira, anote cada centavo, controle todas as despesas, uma a uma. Muita gente detesta orçamento por achar o monitoramento do dinheiro uma tarefa inútil, complicada e tediosa. Esse é um grande erro!

Além de ser muito importante para descobrir o status das finanças, o orçamento é uma ferramenta importantíssima, que auxilia inclusive na tomada de decisões e estabelecimento de prioridades financeiras. Vale destacar que com o auxílio de sites de controle financeiro automatizados e apps móveis, a missão de acompanhar as despesas pode ficar mais simples, rápida e até prazerosa.

 

Hábito 2: elimine os gastos sobressalentes

Faça uma auditoria nas suas contas mensais e fique atento a qualquer sinal de alerta. Se você identificar despesas desnecessárias e excesso de itens supérfluos, trate de eliminá-los do seu orçamento. Realize esse processo periodicamente, a fim de manter sua vida financeira na mais perfeita ordem. O importante é você sempre estar gastando com coisas que você realmente valoriza. Criando esse hábito você vai acabar tomando gosto por poupar dinheiro. Isso, por si só, é um ganho enorme.

 

Hábito 3: faça seu dinheiro render

Não basta economizar, é preciso saber investir! Essa é uma regra básica para quem deseja conquistar a tranquilidade, independência e crescimento financeiro. Nesse sentido, comece criando um fundo de reserva para emergências no valor de 3 a 6 meses de despesas, de preferência uma poupança, onde o dinheiro se multiplique sob o efeito dos juros compostos. Com sua reserva pronta, você pode começar a procurar outras aplicações mais rentáveis para seu dinheiro. Nesse momento, é recomendado diversificar a carteira de investimentos, aumentando assim o seu patrimônio a médio e longo prazo.

 

Hábito 4: busque conhecimento

Quanto mais você souber sobre finanças, mais domínio você terá sobre o assunto. Lembre-se que o conhecimento na área financeira te fará tomar melhores decisões e servirá de base para fazer as escolhas certas.

Nesse caso, é indispensável ter uma disciplina diária ou semanal com foco na aprendizagem. Justamente por isso você deve ler livros no segmento, conferir  artigos em blogs relevantes e conversar com especialistas da área. Essas atitudes simples  fazem  toda diferença para seu bem-estar financeiro!

 

Hábito 5: acompanhe o seu progresso

É difícil melhorar algo que você não monitora! Não tem como saber como anda a sua vida financeira, se o seu progresso  não for acompanhado. Sendo assim, crie o hábito de fazer um balanço pessoal das finanças, listando tudo o que você tem a receber e tudo que você tem a pagar.

Coloque também na ponta do lápis, as suas últimas conquistas e o que você ainda sonha em conquistar. Desse modo, fica fácil identificar em que pontos você está acertando e onde ainda precisa melhorar para atingir seus objetivos financeiros. Esse processo é mais simples se o acompanhamento for constante, sem deixar as despesas acumularem. Outra coisa que pode facilitar o balanço, é o uso de planilhas de gastos online.

 

E aí, vai adotar essas pequenas atitudes no seu cotidiano? Apesar de não causarem uma revolução drástica na sua rotina, elas podem transformar a sua vida financeira para sempre. Pense nisso!

 ]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *