Conheça seus direitos como consumidor para não gastar dinheiro desnecessariamente

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Comprou com garantia e, de repente, o conserto não é possível? Adquiriu um produto com defeito e não tem direito à troca? Está insatisfeito com o serviço? Então, está na hora de garantir sua saúde financeira conhecendo seus direitos enquanto consumidor. E como fazer?

 

Em primeiro lugar, antes de pagar por um produto, consulte as condições de compra. O vendedor tem a obrigação de informar detalhadamente sobre prazos de pagamento, juros e garantia. Existem instâncias superiores que definem direitos do cosumidor para todas as compras, ou seja, mesmo que o estabelecimento contratado diga que isto ou aquilo não é possível, você tem direitos sim.

Não se deixe levar pela rigidez de certos gerentes. Eles contam com a desinformação do cliente e, muitas vezes, abusam da lei, que existe e está muito bem definida. Aqui vão algumas informações básicas para quem não quer gastar sem precisar.

 

No Brasil, pode-se contar com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. É composto por diversas instituições em âmbito nacional e regional: procons, Ministério Público, Defensoria Pública e outras entidades cuja função é proteger os compradores e ajudar a garantir sua saúde financeira.

A Lei No. 8.078 define juridicamente quais os direitos que uma pessoa tem ao adquirir um bem. Ela foi criada a partir do reconhecimento da vulnerabilidade do cosumidor no mercado. O texto da lei está à disposição na internet para quem quiser, mas não é preciso dar uma de advogado e decifrar os termos jurídicos. O melhor é contar com a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor, o conhecido Procon. Através dele, você pode resolver problemas relacionados aos seus direitos sem ter de acionar um advogado, pois a função do Procon é mediar situações entre empresas e consumidores.

Se você tem um caso para o Procon, procure o órgão mais próximo da sua residência e conte com a defesa de seus direitos.]]>

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