Como controlar as contas a pagar e a receber

Bill payment vector concept

banner-mktplacedireto-2
Bill to pay vector illustration. Bill payment design in flat style. Hand holding bill. Paying bills concept. Payment of utility, bank, restaurant and other bills. Giving or receiving bill.
Seja em um negócio ou no seu orçamento pessoal, é fundamental controlar as contas a pagar e a receber. As contas a pagar incluem tudo o que vence e sai do seu orçamento em algum momento de maneira programada. Já as contas a receber indicam todas as entradas, como o salário, ou as vendas, no caso dos negócios.
Se as contas a pagar superam o vale das contas a receber, então o resultado é um orçamento no vermelho. Para não ficar afundado em dívidas, veja a seguir como fazer esse controle do jeito certo.

Monte um orçamento detalhado

Um orçamento nada mais é do que uma ferramenta por meio da qual você faz uma identificação completa de como acontecerá a alocação de recursos em diferentes setores da sua vida.
É o caso de determinar os recursos para as contas fixas, quais serão destinados aos imprevistos e quais ficam para a economia e investimento, por exemplo.
Ao fazer isso, você conseguirá planejar melhor o destino das contas a pagar e a receber, o que diminui as chances de ficar no vermelho.

Registre e controle as contas a pagar e a receber

Para que o orçamento seja colocado em prática, você vai precisar colocar em prática o controle de movimentações. Assim, é necessário que você passe a registrar tudo o que efetivamente entra e tudo o que sai do seu orçamento.
Ao fazer isso, fica mais fácil controlar a quantidade de recursos de modo a impedir que ocorra uma escassez que te leve para o vermelho. Para isso, inclusive, você pode utilizar planilhas em que de um lado você coloca quais são as contas a pagar e, de outro, quais foram pagas e em que momento, por exemplo.
O mesmo vale para contas a receber: de um lado você identifica cada valor a ser recebido e, de outro, determina quando aconteceu esse recebimento.

Use a tecnologia a seu favor

Embora as planilhas sejam muito úteis, elas podem ser um pouco ineficientes ao não registrarem automaticamente as contas a pagar e a receber. Isso aumenta as chances de erro e de que seu controle financeiro vá por água abaixo.
Por isso, é recomendado que você utilize a tecnologia a seu favor, usando recursos como plataformas e aplicativos. O Guia Bolso, por exemplo, é um aplicativo que permite que você faça o monitoramento contínuo das suas despesas, inclusive de maneira automática, ao inserir seu cartão de crédito, por exemplo.

Gere relatórios e analise resultados

Se você usar a tecnologia a seu favor, uma tarefa ficará incrivelmente fácil: gerar relatórios. Com os recursos de exportação, você terá acesso a gráficos, dados e análises de tudo o que entrou e saiu do seu orçamento.
Para não ficar no vermelho, é importante analisar esses relatórios e comparar as contas a pagar inicialmente definidas com o que efetivamente foi gasto, por exemplo.
O mesmo vale para as contas a receber e, dessa forma, você conseguirá planejar o seu orçamento de maneira cada vez mais precisa, reiniciando e otimizando esse ciclo.
Ao fazer o controle de contas a pagar e a receber da forma certa, o resultado é que você evitará ficar no vermelho. Para isso, vale a pena planejar o orçamento, registrar movimentações e analisar os resultados para gerar melhorias contínuas.
Quer manter o orçamento sempre em dia? Acompanhe outros posts aqui do blog e deixe suas dúvidas nos comentários.
banner-mktplacedireto-1
Leia também:
– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?
]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *