Seja em um negócio ou no seu orçamento pessoal, é fundamental controlar as contas a pagar e a receber. As contas a pagar incluem tudo o que vence e sai do seu orçamento em algum momento de maneira programada. Já as contas a receber indicam todas as entradas, como o salário, ou as vendas, no caso dos negócios.
Se as contas a pagar superam o vale das contas a receber, então o resultado é um orçamento no vermelho. Para não ficar afundado em dívidas, veja a seguir como fazer esse controle do jeito certo.
Monte um orçamento detalhado
Um orçamento nada mais é do que uma ferramenta por meio da qual você faz uma identificação completa de como acontecerá a alocação de recursos em diferentes setores da sua vida.
É o caso de determinar os recursos para as contas fixas, quais serão destinados aos imprevistos e quais ficam para a economia e investimento, por exemplo.
Ao fazer isso, você conseguirá planejar melhor o destino das contas a pagar e a receber, o que diminui as chances de ficar no vermelho.
Registre e controle as contas a pagar e a receber
Para que o orçamento seja colocado em prática, você vai precisar colocar em prática o controle de movimentações. Assim, é necessário que você passe a registrar tudo o que efetivamente entra e tudo o que sai do seu orçamento.
Ao fazer isso, fica mais fácil controlar a quantidade de recursos de modo a impedir que ocorra uma escassez que te leve para o vermelho. Para isso, inclusive, você pode utilizar planilhas em que de um lado você coloca quais são as contas a pagar e, de outro, quais foram pagas e em que momento, por exemplo.
O mesmo vale para contas a receber: de um lado você identifica cada valor a ser recebido e, de outro, determina quando aconteceu esse recebimento.
Use a tecnologia a seu favor
Embora as planilhas sejam muito úteis, elas podem ser um pouco ineficientes ao não registrarem automaticamente as contas a pagar e a receber. Isso aumenta as chances de erro e de que seu controle financeiro vá por água abaixo.
Por isso, é recomendado que você utilize a tecnologia a seu favor, usando recursos como plataformas e aplicativos. O Guia Bolso, por exemplo, é um aplicativo que permite que você faça o monitoramento contínuo das suas despesas, inclusive de maneira automática, ao inserir seu cartão de crédito, por exemplo.
Gere relatórios e analise resultados
Se você usar a tecnologia a seu favor, uma tarefa ficará incrivelmente fácil: gerar relatórios. Com os recursos de exportação, você terá acesso a gráficos, dados e análises de tudo o que entrou e saiu do seu orçamento.
Para não ficar no vermelho, é importante analisar esses relatórios e comparar as contas a pagar inicialmente definidas com o que efetivamente foi gasto, por exemplo.
O mesmo vale para as contas a receber e, dessa forma, você conseguirá planejar o seu orçamento de maneira cada vez mais precisa, reiniciando e otimizando esse ciclo.
Ao fazer o controle de contas a pagar e a receber da forma certa, o resultado é que você evitará ficar no vermelho. Para isso, vale a pena planejar o orçamento, registrar movimentações e analisar os resultados para gerar melhorias contínuas.
Quer manter o orçamento sempre em dia? Acompanhe outros posts aqui do blog e deixe suas dúvidas nos comentários.
Leia também:
– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
– As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
– Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
– Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>