Controle de custos: como fazer?

controle financeiro online

banner-620x100-2 controle de custosControle de custos é uma prática que vai muito além de números e matemática financeira. É uma questão de gestão e planejamento. Não só para crescer, mas até mesmo para sobreviver no mercado uma empresa deve ter o controle de custos no seu DNA. Aprenda agora como fazer:  

Como definir os custos da empresa

O primeiro passo para um controle de custos eficaz é separar gastos variáveis daqueles que são fixos. Se enquadram no primeiro tipo, as despesas que mudam de acordo com o volume de vendas da empresa como, por exemplo, gastos com matéria-prima, contratação de funcionários extras etc. Já o segundo tipo engloba despesas que não são relacionadas à demanda de serviços, como folha de pagamento e contas como luz, água, telefone e internet. Gastos fixos, apesar do nome, podem variar de mês para mês. A conta de luz, por exemplo, pode ter um valor menor quando o consumo diminui. De qualquer forma, estas despesas devem constar no orçamento todos os meses.  

Como fazer o controle?

Depois de definir os custos da companhia, é importante fazer um registro de todas as despesas e, a partir deste momento, fazer uma previsão de gastos e receitas esperados. No mês seguinte, a receita será semelhante a do período anterior? Quais serão os gastos para alcançar esta receita esperada? Para fazer o controle de custos deve-se analisar como cada gasto se comporta levando em consideração quanto sua companhia fatura. É importante realizar o controle de custos mensalmente e criar um histórico confiável das contas. Apenas assim será possível realizar comparações em relação a gastos e receitas e chegar a um percentual confiável.  

Como otimizar o controle?

Planilhas são ferramentas essenciais para otimizar o controle de custos. Ao contar com o auxílio destes sistemas, é possível analisar quais são os itens que concentram a parcela maior do total de gastos corporativos. É fundamental lançar novas despesas neste controle como, por exemplo, novas contratações e taxas cobradas em vendas a prazo.  Verifique, ainda, o percentual de cada despesa em relação ao total de gastos.  

Como definir gastos que devem ser cortados?

Planilha e contador ajudam a visualizar quais são os gastos que têm maior peso no orçamento ao longo dos meses. A partir daí, é importante listar quais destas despesas podem ser reduzidas. Pode-se chegar à conclusão, por exemplo, que determinada atividade, como suporte de TI, poderia ser terceirizada ou que é possível cortar supérfluos, como gastos excessivos com material de papelaria. É importante não partir para decisões drásticas como reduzir a folha de pagamento pela metade. Além de ser um corte que trará insatisfação para os funcionários, esta decisão pode trazer prejuízos no futuro.  

Administração de estoque é ponto vital

Um bom controle de custos passa pela análise do estoque. Estoque excessivo compromete o fluxo de caixa da empresa, no entanto, baixo estoque pode gerar paradas de linhas de produção e  a não entrega de produtos aos clientes. O nível de estoque ideal deve ser calculado seguindo uma fórmula matemática que leva em consideração os tempos de entrega das matérias primas e o tempo de produção do item. Para conhecer a fórmula e saber mais sobre níveis de estoque clique aqui.  

Situações que fogem do lugar-comum devem ser planejadas

Contratações para suprir uma demanda específica, por exemplo, geram despesas que não estavam previstas, como gastos com transporte e alimentação. Por isso, é importante separar uma parte do seu capital de giro para gastos temporários e situações incomuns.  

Fornecedores devem ser gerenciados com sabedoria

Não basta apenas correr atrás de um fornecedor que tenha o melhor preço. É importante buscar por parceiros que ofereçam opções de produtos e serviços diversificados e boas condições de negociação. Comece agora a fazer o controle de custos da sua empresa e veja a diferença que este planejamento fará nas suas operações. banner-620x100-1Leia mais: Os 5 melhores aplicativos de controle financeiro  As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro  50 dicas para aprender como economizar dinheiro  Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?  ]]>

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *