Controle financeiro na hora de viajar - considere a cotação da moeda

controle-financeiro-cambio-viagem-2

Cruzar oceano e fazer aquela tão sonhada viagem com a família – ou mesmo aquele mochilão solitário por terrenos desconhecidos – é uma experiência indescritível, mas seu sucesso envolve muito planejamento, controle financeiro e o mínimo de conhecimento sobre a dinâmica do sistema financeiro mundial, uma vez que é possível viajar muitas vezes e pagar pouco, tirando proveito das movimentações cambiais que norteiam a economia mundial.

controle financeiro cambio viagem

De 1994 a 1997, a moeda brasileira alcançou paridade com o dólar pela primeira vez em sua história. Com este cenário, o fluxo de brasileiros rumo aos Estados Unidos triplicou, tendo em vista os custos reduzidos tanto na compra de passagens aéreas como com relação às despesas com hotéis, alimentação, compras, etc. Com a crise mundial de 1999, o governo abriu mão da moeda atrelada ao dólar para evitar a quebra do país, o que resultou em uma forte desvalorização do real. Era o fim das viagens “grátis” ao Tio Sam.

controle financeiro para viajar

Observar questões macroeconômicas como essa não fará nenhum novo milionário, mas certamente garantirá muito mais economia em seu orçamento doméstico.

controle financeiro variacao dolar e euro

Controle financeiro é essencial no planejamento de todas as atividades, sobretudo, das viagens internacionais. Cruzar o oceano em meio a uma forte tendência de alta na moeda norte-americana ou no euro pode lhe custar 30%, 40% até 100% a mais, dependendo do momento econômico. Uma boa saída para quem não abre mão de controle financeiro e precisa viajar em uma data fixa é fazer o câmbio aos poucos, em um período que pode variar entre 2 semanas e um mês. Essa medida evita o estress de ter de acompanhar freneticamente a volatilidade do mercado de câmbio, garantindo o preço médio do período. Atente-se à cotação do euro ou da moeda norte-americana antes de sair do país.

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *