Controle os gastos durante as férias em família

taxaselic_investimento_tesouroselic

Controle os gastos durante as férias em famíliaPassar as férias em família geralmente é sinônimo de muitas despesas. Geralmente! Este ano você pode fazer diferente e desfrutar do período de lazer sem ficar no vermelho. Comece pelo básico: faça um orçamento de férias que envolva planejamento e controle as despesas em tempo real.

Quer entender melhor como fazer isso? Confira as dicas para controlar os seus gastos nas férias ficando em casa ou durante viagens. É mais fácil do que você imagina!

Férias em casa

Busque eventos gratuitos

Mesmo quem vai ficar em casa durante as férias quer fazer alguma coisa diferente todo dia: almoçar fora, ir ao cinema e outras formas de entretenimento. Aproveitar o período de descanso é bom e merecido, mas tenha em mente que se você quer economizar deve sempre dar preferência para eventos gratuitos na sua cidade. Shows na praia, museus, oficinas de artesanato, entre outros, são algumas das opções que não custam nem um centavo. Leia o jornal, pesquise na internet e aproveite a oportunidade de se divertir sem gastar.

Registre todas as suas despesas

Anote tudo o que você gastar na mesma hora que realizar a compra ou pagar alguma conta. Separe uma parte do seu tempo, preferencialmente à noite, para contabilizar todas as despesas do dia. Se você ultrapassar o limite diário, faça o possível para equilibrar no dia seguinte.

Durante viagens

Faça uma planilha de gastos

Defina e planeje seu limite de gastos antes de viajar. Fazer as reservas e comprar passeios com antecedência, antes mesmo de pegar a estrada, além de muitas vezes render bons descontos, também já dá uma ideia da quantia de dinheiro que você e sua família irão gastar. Faça também uma estimativa de quanto você planeja gastar por pessoa diariamente com alimentação, além de estimar uma quantia para lembrancinhas e presentes de viagem.

Economize com alimentação

Mantenha o seu orçamento de viagem sob controle economizando com alimentação. Comer é necessário, pagar caro por isso, não.  Uma boa dica é evitar fazer refeições em lugares que cobram um preço mais elevado, como aeroportos. Diminua os gastos comprando sanduíches e quitutes para serem degustados em espaços públicos, como praias, parques ou outros locais agradáveis.

Converse com as pessoas que vivem na cidade em que vocês estão e pergunte onde elas costumam comer. Normalmente, estes restaurantes oferecem preços mais em conta que os estabelecimentos voltados para turistas. Evite também consumir itens do frigobar do hotel, já que costumam ser mais caros que o normal.

Pechinche

Não tenha vergonha de pedir descontos. Muitos hotéis e atrações turísticas oferecem um abatimento no preço para determinados programas de fidelidade, cartões de crédito e outros. Além disso, é possível obter no próprio hotel cupons que dão descontos em atrações e restaurantes da região.

Aproveite tudo o que o hotel tem a oferecer

Curta o lugar em que estão hospedados. Se vocês optaram por um hotel ou pousada com piscina, churrasqueira e outras atrações de lazer tire um dia ou dois para aproveitá-las. Pegue um bronze na espreguiçadeira, leia um livro na varanda, aproveite o parquinho com as crianças. Não esqueça que o principal objetivo nas férias é simplesmente relaxar. Além disso, nada melhor do que descansar sem gastar dinheiro com passeios e deslocamentos pela cidade.

Boas férias!

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *