Controles financeiros: como escolher o seu?

Businessman Using Stockmarket  Screen

controles financeiros

Usar ferramentas para fazer o controle financeiro é algo que a maioria das empresas já faz para organizar suas entradas e saídas de dinheiro e, principalmente, ter acesso aos seus lucros mensais. Em nossa vida pessoal também é essencial prezar pela organização financeira e, para isso, o uso de ferramentas similares às das empresas pode nos fazer ter uma visão mais abrangente de nossa vida econômica.

Sem esse controle, ficamos sabendo apenas quanto ganhamos, mas perdemos de vista as informações sobre quanto gastamos e quanto podemos gastar em cada aspecto de nossa vida — contas, compras, lazer, viagens. Além disso, quando adiamos dívidas parcelando-as no cartão de crédito, por exemplo, podemos nos esquecer de que esse dinheiro ainda será cobrado de nós e então podemos cair em um verdadeiro redemoinho de dívidas e contas atrasadas!

Para impedir que tragédias econômicas desse tipo aconteçam, o uso de controles financeiros é uma solução e tanto. Quer saber como escolher o que melhor se adequa às suas necessidades? Acompanhe com a gente!

Gerenciador financeiro online

O fato de você utilizar um controle financeiro online faz com que você possa ter acesso a ele de diversos lugares, e não apenas de seu computador pessoal. Isso traz mais imediaticidade e facilidade para você ser mais disciplinado e anotar todos os seus gastos e ganhos no momento em que eles acontecem, e não perder tempo anotando em papeizinhos ou planilhas físicas, que podem facilmente se perder. O GuiaBolso, por exemplo, é um gerenciador financeiro online que oferece diversas vantagens.

De um modo geral, nesse gerenciador você registra suas receitas e seus gastos, de modo a gerar categorias de gastos e relatórios para seu acompanhamento. Os relatórios fornecem informações de como você está administrando seus gastos, em que categorias você está gastando mais e como você pode poupar. E ele ainda puxa automaticamente todas as suas movimentações bancárias, complementando todas as informações manuais que você incluir.

Controles financeiros empresariais

Como dissemos no início do texto, muitas empresas se valem de controles financeiros para sua gestão econômica, pois eles são essenciais para a tomada de decisões e análises sobre futuros investimentos. Se você tem uma empresa e ainda não se vale dessas ferramentas, fique por dentro de quais são os principais controladores oferecidos por muitos softwares disponíveis no mercado:

  • Controle diário de caixa;

  • Controle de movimentação bancária;

  • Controle de vendas diárias;

  • Controle de contas a receber;

  • Controle de contas a pagar;

  • Controle de despesas mensais;

  • Controle de estoque.

O Sebrae do DF disponibiliza um software online de controle financeiro para empresas que pode ser baixado aqui. Utilize-o e conte para a gente como ele está ajudando seu empreendimento!

A tecnologia está aí para que façamos um bom uso dela, e isso inclui nossa vida financeira. Se você já tentou de todas as formas equilibrar seus ganhos e gastos, manter controle sobre o seu dinheiro, e nada adianta, por que não tentar fazer uso das opções que listamos aqui para tentar de uma vez por todas tomar o controle sobre suas finanças? Experimente e volte para dividir com a gente os seus resultados!

 ]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *