Muitas pessoas têm o desejo de organizar suas finanças pessoais, mas não têm ideia de como começar. Ficam perdidas no meio de opções de planilhas, controladores de gastos e categorias.
Se você é uma dessas pessoas, uma saída para você que não sabe o que fazer para organizar seu dinheiro, se livrar de dívidas e ter uma vida financeira saudável é fazer um curso de finanças pessoais. São diversas as opções no mercado, online e presencial, e, o melhor, totalmente grátis.
Veja qual é o modelo mais adequado às suas necessidades e de sua família:
Cursos de Finanças Pessoais da FGV Online
Primeira instituição do Brasil a se tornar membro do OpenCourseWare Consortium (OCWC), que é um consórcio de instituições de ensino dos mais variados países que disponibilizam materiais didáticos e conteúdos gratuitamente pela internet, a Fundação Getulio Vargas oferece vários cursos de finanças pessoais sem custo algum para o usuário.
Entre as opções estão Como organizar o orçamento familiar, ideal para pessoas que não querem só controlar as próprias finanças, mas também de toda a família, e, também, Como fazer investimentos Básico, para quem já tem o hábito de poupar e deseja ir além, ambos com 12 horas de duração.
Se você está pensando no futuro pode escolher o curso Como planejar a aposentadoria, com 10 horas de duração. A instituição também oferece dois cursos novos, com oito horas de duração: Como fazer investimentos Avançado e Como gastar conscientemente.
Saiba mais aqui.
Cursos de Finanças Pessoais da BM&F Bovespa
Outra excelente opção para quem deseja fazer um curso de finanças pessoais são os módulos oferecidos pela Bolsa de Valores de São Paulo. Assim como no caso da FGV Online, a instituição oferece algumas opções, cada uma adequada a um perfil de consumidor.
O módulo Finanças Pessoais online é o mais básico, o que o torna adequado a qualquer pessoa que deseja começar a ter um controle maior sobre as suas finanças. Já o módulo Família é presencial e gratuito. Seu principal objetivo é ensinar a pessoa a usar conceitos relativos ao planejamento financeiro para fortalecer o hábito de poupar para criar um patrimônio familiar.
Também presencial, o módulo Mulheres em Ação, como diz o nome, tem foco no gênero feminino, capacitando as participantes a aplicarem os princípios do planejamento financeiro para criar patrimônio. O módulo Máster também é presencial e voltado para quem já tem algum conhecimento de finanças pessoais, tendo em seu conteúdo uma parte voltada para investimentos.
Saiba mais aqui.
Curso de Finanças Pessoais da Prime Cursos
A opção oferecida pela Prime Cursos, instituição associada à Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), dá até mesmo a opção de receber certificado. Depois de fazer o curso de finanças pessoais da Prime Cursos você saberá como estabelecer as diferenças entre necessidades e supérfluos, como montar um orçamento, diminuir as despesas e acabar com as dívidas e, ainda, como investir.
Saiba mais aqui.
Não perca mais tempo. Escolha o curso de finanças pessoais mais adequado ao seu perfil e às suas necessidades, inscreva-se e boa sorte!
Leia mais:
– Os 5 melhores aplicativos de controle financeiro
– As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
– 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
– Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
]]>