Descomplicando o Open Banking: O que é Open Banking?

Para te ajudar a entender mais sobre a regulamentação do Open Banking, o Guiabolso criou uma série de conteúdos chamada “Descomplicando o Open Banking”

Capa (1)

Publicado em 21/07/2021

O Guiabolso, pioneiro no Open Banking no Brasil desde 2013, criou uma nova série de conteúdos chamada “Open Banking” para te ajudar a entender mais sobre essa regulamentação que vem sendo implementada no Brasil pelo Banco Central.

Conceito do Open Banking

O Open Banking é o conceito de um sistema bancário aberto, onde instituições participantes desse sistema financeiro, ou seja, bancos, instituições financeiras e até mesmo as fintechs podem se comunicar e trocar informações de usuários, mediante a autorização dos seus clientes.

A regulamentação se baseia num princípio fundamental de que os dados financeiros pertencem aos usuários e não à instituição financeira na qual eles estão armazenados. O Open Banking cria, então, as regras para que as instituições do sistema financeiro possam compartilhar esses dados de uma forma padronizada e totalmente segura.

História do Open Banking

O Open Banking nasceu oficialmente em 2018, na Europa com a criação da PSD2 – A Segunda Diretiva dos Serviços de Pagamento. Ela foi uma atualização da PSD1, que era o principal conjunto de normas que regulavam o sistema financeiro europeu.

Principais benefícios

Imagine que você tem usado, durante a sua vida inteira, um mesmo banco. Esse banco te conhece muito bem, porque ele tem acesso ao seu salário, ao seu perfil de gastos, aos empréstimos e financiamentos que você adquiriu com eles, ao seu perfil de gastos, ou seja, ele tem uma visão ampla de toda a sua vida financeira.

Hoje, se você quiser pedir um empréstimo ou um cartão de crédito, por exemplo, de uma outra instituição financeira, ele não terá acesso a esses dados e por isso, provavelmente, vai te oferecer uma condição pior ou até mesmo te negar esse serviço, até que você tenha um histórico maior com ele. 

Na prática, isso significa que você está refém do Banco que tem um relacionamento mais longo, por que seus dados estão presos com ele. Com o Open Banking, você vai poder compartilhar esses dados de uma forma simples e segura para ter um serviço melhor e mais barato. 

Fases de implementação

A implementação do Open Banking no Brasil foi dividida em quatro fases. Na fase 1, lançada em fevereiro de 2021 as instituições começaram a compartilhar dados sobre os seus próprias canais de atendimento e sobre seus produtos e serviços, nesse momento, entram, por exemplo, horário de atendimento de agências bancárias, valores dos pacotes de serviços, taxas de cartão de crédito, entre outros dados públicos das próprias instituições.

Agora, na fase 2, que vai ser implementada em Agosto deste ano, entram os dados de cadastro dos usuários, como nome, CPF, data de nascimento e também os dados de movimentação financeira, ou seja, extratos bancários, dados do cartão de crédito e operações de crédito. Vale relembrar que esses dados só podem ser compartilhados com a autorização expressa do cliente.

Também prevista pra Agosto desse ano, a fase 3, os usuários vão poder fazer transferências e pagamentos em outras plataformas usando as suas atuais contas bancárias. Agora, na fase 4 programada pra Dezembro desse ano, teremos a expansão do escopo do Open Banking para o que conhecemos como Open Finance, porque os usuários vão conseguir compartilhar além de todos os seus dados bancários, informações sobre câmbio, investimentos e seguros

Por que o Guiabolso é o precursor no Brasil?

Desde o nascimento da empresa em 2012, a gente acredita que os dados financeiros pertencem aos usuários e não aos bancos! E é com base neste, que é o princípio fundamental do Open Banking que a gente criou o primeiro aplicativo de gestão financeira do país, ajudando milhares de pessoas a se organizarem financeiramente de uma forma e descomplicada através de uma tecnologia própria de conexão bancária.

Quer saber mais? Fale com nosso time comercial: comercialconnect@guiabolso.com.br

Baixe o app para começar a experimentar como o Open Banking funcionará na prática

Baixar app Guiabolso

Leia mais

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *