Descubra como quitar suas dívidas com 7 dicas

blog_como_ganhar_dinheiro_em_casa

O credito fácil, a propaganda e a falta de controle financeiro estão fazendo com que cada vez mais pessoas assumam dívidas, geralmente para alcançar sonhos de consumo com os quais elas não são capazes de arcar naquele momento. Outras vezes, situações emergenciais podem fazer que até a pessoa mais controlada financeiramente acabe se endividando.

Em todos os casos, retomar as rédeas da vida financeira exige sacrifícios e comprometimento. Se você não sabe por onde começar, separamos algumas dicas para te ajudar a sair do vermelho o quanto antes.

Descubra para onde vai seu dinheiro

O primeiro passo para voltar a ter controle sobre a sua vida financeira é descobrir para onde vai cada centavo que você ganha ou deve.

Pelo período de pelo menos um mês (o ideal é no mínimo três), anote tudo o que você gastar, desde a parcela do financiamento do carro até o cafezinho na padaria. Com esses gastos em mãos, divida seus gastos entre essenciais e outros gastos.

Reveja os gastos

Depois de descobrir quais são seus gastos não essenciais, é hora de decidir de quais deles você está realmente disposto a abrir mão, ou pelo menos diminuir. Não adianta falar que não vai mais jantar fora até pagar a dívida se você não é capaz dizer não para os amigos e família. Reveja o que é realmente importante e só prometa aquilo que você consegue cumprir. Caso contrário, você poderá se frustrar rapidamente e não atingir seu objetivo. Se possível converse com as pessoas que convivem com você, para que elas possam não só entender durante essa fase, como te apoiar.

Faça um orçamento

Com suas despesas em mãos, é hora de definir quanto do seu salário vai para cada uma delas. Faça um orçamento para seus gastos e se esforce para não fugir dele. Na hora de fazer os cálculos, lembre-se que seu objetivo é pagar as dívidas, então coloque valores razoáveis para serem cumpridos, mas sem esbanjar dinheiro. Para conseguir voltar a ter tranquilidade financeira, é preciso algum sacrifício.

Descubra o quanto você deve

Essa é a parte mais difícil de ser encarada: descobrir o tamanho da dívida. Calcule tudo o que você deve e descubra exatamente quais são os juros que você está pagando. Isso vai te ajudar a definir quais situações são mais urgentes e o quanto você irá demorar para quitar todos os valores.

Priorize o pagamento da dívida

Caso você tenha mais de uma dívida para pagar, comece pelas que cobram os maiores juros, ou as que você pode sofrer corte no fornecimento do serviço em caso de inadimplência. Livre-se o mais rápido que puder do cartão de crédito e do cheque especial, que são sempre os grandes vilões do endividamento.

Direcione todos os seus ganhos extras, como férias e décimo terceiro, para o pagamento das dividas. Se em algum mês você tiver mais dinheiro, pague um valor maior do que o das parcelas, assim você termina de quitar tudo mais rápido e paga menos juros. Pensando nisso, avalie a possibilidade de vender alguns bens para pagar tudo de uma vez. Vale mais a pena guardar dinheiro para comprar um carro novo do que ficar mandando tudo para os juros.

Negocie sua dívida

Agora que você sabe o quanto deve é hora de avaliar em quanto tempo você consegue pagar tudo. Procure seus credores e veja uma possibilidade de renegociar a dívida, para conseguir parcelas possíveis de serem quitadas com juros menores. Caso você não consiga uma negociação favorável, talvez seja a hora de conversar com o seu banco para uma transferência de crédito. Nesses casos, o banco quita a sua divida e renegocia o valor com você, muitas vezes a juros menores do que os que você pagaria.  Seja qual for a sua opção, jamais deixe de pagar as parcelas da divida renegociada, ou você pode acabar saindo dessa pior do que quando entrou.

Não assuma novas dívidas

Enquanto estiver nesse processo de quitação a única divida nova que você pode assumir é a da renegociação. Salvo em casos de emergência, durante esse período pague tudo o que for comprar à vista, pois assim você tem plena noção de quanto está gastando.

Durante esse tempo, tenha em mente que os resultados podem demorar um pouco, mas se você tiver disciplina eles com certeza chegarão. Paciência é a palavra-chave para o sucesso dessa missão!

Tem mais alguma dica para ajudar as pessoas a saírem do vermelho ou até mesmo pouparem para um grande sonho? Comente e compartilhe com a gente a sua história!

]]>

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *