5 passos para você fazer um empréstimo online

emprestimo_online_como_fazer

Por Yolanda Fordelone

Quem nunca se viu em uma situação em que precisava de dinheiro e não tinha da onde tirar? Tudo bem, ter uma reserva financeira para emergência é o mais indicado, mas sabemos que muitas vezes não houve planejamento pra isso. Por isso, hoje você vai aprender tudo sobre como fazer um empréstimo online, uma boa opção pra essas horas de aperto ou de grandes projetos.

O empréstimo pessoal online é uma alternativa quando a pessoa quer empreender, ampliar um negócio já existente, pagar uma dívida cara, consolidar várias parcelas em uma só ou realizar um grande sonho, como uma viagem de intercâmbio.

Então, basicamente o empréstimo online é um crédito que você consegue por meio da internet. Existem algumas instituições financeiras que se especializam em fornecer empréstimos por meio de cadastros online, economizando muito do tempo necessário para ir a uma agência e cumprir toda a burocracia em meio a uma fila quilométrica.

Embora os bancos também têm oferecido empréstimos online, nem sempre vale a pena escolher uma instituição tradicional na hora de buscar dinheiro. Em geral fintechs conseguem fazer ofertas com menores taxas de juros.

O empréstimo online é uma opção muito rápida de conseguir dinheiro. Veja abaixo o passo a passo para fazer um empréstimo online:

Como fazer um empréstimo online?

1. Simule o valor a ser emprestado

Sabendo quanto dinheiro você precisa, entre no site ou aplicativo da empresa escolhida e, antes de fechar negócio, faça uma simulação do empréstimo online. Embora esta atitude num primeiro momento pode parecer pequena, no esse cuidado evita uma surpresa quando a conta da parcela chegar. A simulação do empréstimo online permite  saber quanto exatamente você vai pagar de parcela e no total, além da taxa de juros e Custo Efetivo Total (CET).

No caso do Guiabolso, há mais de uma empresa oferecendo empréstimo online na plataforma. Assim, você faz a simulação e a plataforma busca a opção mais adequada pro perfil.

2. Procure um empréstimo online com menor CET

Após a simulação, provavelmente a empresa vai te encaminhar para a proposta de empréstimo. No ambiente da simulação ou mesmo na proposta você deve olhar o custo do empréstimo online.

Além da taxa de juros, o empréstimo online pode ter outros custos como impostos e tarifas embutidas. Na hora de avaliar as diversas opções, compare não só a taxa de juros, mas também o custo final do negócio.

Tecnicamente, essa despesa se chama Custo Efetivo Total (CET). Todas as instituições são obrigadas a informar o CET do empréstimo online, mas preste atenção! Eventualmente, esse custo não aparece tão claramente nas simulações e contratos. Às vezes, está em letras miúdas.

Se tiver dúvida, procure a instituição pra entender esse valor, mas nunca feche negócio sem saber o custo final.

3. Escolha a forma de pagamento

Pense na quantidade de parcelas que está disposto a pagar. O parcelamento interfere diretamente no valor de cada mensalidade.

Quanto maior a quantidade de parcelas, maior os juros

As parcelas mensais ficam menores, é verdade. Mas quando você somar tudo terá pagado um valor maior de juros.

Além disso, outra decisão importante é sobre a data de pagamento. O ideal é que ela fique próxima ao dia de recebimento do salário ou da renda. Portanto, essa estratégia diminui o risco de você gastar o dinheiro antes de pagar a parcela.

4. Tenha os comprovantes de renda em mãos

A instituição financeira pode até ligar para sua alimentação, se você faz exercícios e se está emocionalmente bem, mas o que importa para a instituição financeira é uma coisa só: se você vai pagar ou não a sua dívida. O que não é nenhum absurdo, já que todos saem perdendo quando você não consegue arcar com o empréstimo online.

Por isso, praticamente toda empresa de crédito pede que os clientes comprovem renda antes de fechar o empréstimo. Outros documentos, como aqueles de identificação, também são solicitados. Já separe estes dois documentos para tentar diminuir o tempo da burocracia.

Agora, se você escolher fazer o empréstimo pelo Guiabolso, saiba que não é pedido o comprovante de renda. Porque ao conectar suas contas bancárias e cartões de crédito, o consumidor já compartilha algumas informações de transação, como os ganhos com salário ou outras rendas.

A partir deste dado e de outras informações de gastos, a plataforma consegue analisar seus hábitos financeiros e traçar exatamente o perfil de risco e a melhor oferta pra você. Fácil, né?

5. Espere a análise de crédito e verifique a sua conta

Logo depois de realizar esse passo a passo, é só esperar a análise de crédito. A empresa vai analisar todas as informações pra fechar o negócio e disponibilizar o dinheiro na sua conta.

Leia mais:

+ Novas regras do cheque especial: o que muda no seu bolso

+ Empréstimo rápido: veja como conseguir

+ VÍDEO: Como pegar um empréstimo no app Guiabolso?

Cuidados pra contratar um empréstimo online seguro

Confira alguns cuidados que podem lhe salvar de dores de cabeça ao contratar um empréstimo online:

1. Escolha uma instituição confiável

O primeiro passo para saber se um empréstimo online é seguro é escolher com muito critério o banco, a financeira ou a fintech que você contratará. Você pode tanto checar no site do Banco Central se a instituição está cadastrada como também dar uma olhada em plataformas de reclamação d de consumidores, como o Reclame Aqui.

2. Procure o certificado de segurança no site

O certificado de segurança é um cadeado verde que aparece na barra de endereços do site acessado. Assim, fique atento a esse detalhe já que os sites passam por um rigoroso processo de auditoria e verificação para obter o certificado.

Além disso, é importante checar se a conexão do site é segura e criptografada para evitar a ação de hackers. Na barra de seu navegador, o endereço da web deverá começar com “https://” em vez de apenas “http://”.

3. Desconfie de anúncios milagrosos

Não existe milagre ou dinheiro fácil. Se você vir algum anúncio prometendo mundos e fundos, desconfie! Os empréstimos online são regulamentados pelo BACEN e devem respeitar uma série de requisitos.

Certamente, há alguns sinais que devem te alertar. Se te pedirem pra pagar a primeira parcela ou alguma quantia antes mesmo de receber o dinheiro, desconfie mais ainda. Há muitos golpes no mercado que oferecem empréstimo online, mas solicitam um pagamento adiantado.

4. Não deposite dinheiro na conta de pessoas físicas

Anteriormente comentamos que apenas instituições financeiras credenciadas a autorizadas pelo Banco Central podem oferecer empréstimos. Pessoas físicas não estão autorizadas, em nenhuma hipótese, a conceder empréstimos online. Por isso, jamais deposite valores em contas bancárias que não sejam de pessoa jurídica.

Agora que você já viu o passo a passo pra contratar um empréstimo online, não deixe de conferir um texto em que os Guias, as pessoas que trabalham no Guiabolso, contam o que aprenderam ao pegar um empréstimo.

Comments

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *