Como fazer uma planilha de gastos?

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banner-mktplacedireto-2
63398-planilha-de-controle-de-gastos-como-evitar-dividas-em-2017A melhor forma de controlar suas finanas monitor-las de perto. Para isso, voc tem duas opes: montar uma planilha de gastos ou optar por uma ferramenta de controle financeiro online, como o GuiaBolso. Com ele, basta inserir seus dados do internet banking e em menos de dois minutos todas as suas finanas estaro divididas por categorias automaticamente.

Mas se voc prefere fazer o controle por uma planilha de gastos, pode optar por usar um dos vrios modelos gratuitos disponveis por a (confira alguns aqui) ou criar a sua prpria planilha personalizada. Confira aqui um passo-a-passo para fazer uma planilha de gastos bsica:

 

1. Como fazer uma planilha de gastos? Escolha a ferramenta:

Uma das ferramentas mais comuns utilizadas para fazer uma planilha de gastos o bom e velho Excel. Outra opo interessante optar pelo Google Drive, que possui praticamente os mesmos recursos bsicos do Excel, com o diferencial de que os dados so armazenados na nuvem e podem ser acessados online de qualquer computador ou mesmo do celular.

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Tela inicial das planilhas no Google Drive e no Excel,

2. Insira os meses:

Para quem ainda no est habituado a fazer esse tipo de controle, uma boa ideia comear pelo controle de gastos mensal. Escreva todos os meses do ano nas colunas, pulando a primeira:

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3. Liste suas despesas:

Na primeira coluna da planilha, liste todas as suas despesas mensais, uma abaixo da outra. No deixe de colocar o item poupana mensal, por mais que voc ainda no consiga guardar nada por ms:

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4. Mapeie os gastos dos ltimos meses:

Para mapear como voc tem administrado seu oramento, voc precisar do extrato bancrio dos ltimos meses e das notinhas do carto de crdito (se voc no tem tempo, disciplina ou pacincia para guardar os recibos e preencher esses dados, talvez o GuiaBolso seja uma opo melhor do que a planilha para voc controlar suas finanas).

Some as despesas de cada categoria que voc listou e preencha no campo do ms em que o gasto foi realizado:

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5. Some as despesas de cada ms:

Na ltima linha, insira a soma de todas as despesas de cada um dos meses anteriores. Assim, vai ficar mais fcil saber se voc est gastando mais ou menos do que voc ganha. O Excel tem uma frmula para facilitar esse clculo.

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6. Compare os gastos totais com sua renda mensal:

Com suas despesas mensais mapeadas e somadas, fica mais fcil saber se voc est gastando mais ou menos do que deveria:

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Considerando o exemplo acima: se a pessoa ganhar R$ 5 mil por ms, por exemplo, ela adota um estilo de vida mais prximo da sua realidade, mas no consegue poupar nada por ms. J, uma pessoa que ganha R$ 4 mil est gastando bem mais do que deveria e provavelmente est fechando o ms no cheque especial.

7. Analise suas finanas:

Retomando o exemplo anterior: se voc ganha R$ 5 mil por ms e apresenta essa distribuio de gastos, uma boa pedida ser cortar alguns gastos suprfluos para comear a guardar dinheiro. Mas se voc ganha R$ 4 mil, talvez seja a hora de pensar em uma mudana mais brusca de padro de vida: aumentar sua renda, diminuir significativamente seus gastosou ambos.

Em uma primeira anlise, sem muito esforo, j possvel observar algumas oportunidades de economizar: a conta de celular que veio alta no ltimo ms e as despesas com bares e restaurantes que esto aumentando desde o incio do ano. O pagamento da ltima parcela do emprstimo pessoal em maro, por sua vez, ajudou a dar uma aliviada no oramento mensal.

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8. Crie metas de gastos:

Agora que voc j sabe quanto voc gasta e tambm o que voc quer fazer (comear a guardar dinheiro ou fazer os gastos caberem dentro da renda por exemplo), crie metas de gastos para os prximos meses:

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Com base nesse planejamento, voc ter respaldo para tomar algumas decises. No exemplo acima, procurar um aluguel mais barato daqui a dois meses. Ou comear a guardar R$ 300 por ms na poupana e aumentar essa quantia quando comear a pagar menos aluguel. E, no fim do ano, quando pagar a ltima parcela do carro, em vez de fazer um novo parcelamento, aumentar a poupana mensal para R$ 1150 para ter mais dinheiro aquela viagem que voc est planejando fazer nas frias do ano que vem.

9. Acompanhe seu desempenho:

medida que os meses forem passando, substitua os valores planejados pelos que foram feitos efetivamente. Se preferir, abra uma coluna adicional ao lado de cada ms para comparar os gastos planejados com os realizados:

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No exemplo acima, os gastos com supermercado superaram a previso. A vale fazer uma anlise: por que eu gastei mais do que planejei? Ser que eu consigo mesmo reduzir essa despesa ou comprar determinadas marcas e produtos muito importante para mim?Vale destacar que no existe resposta certa ou errada para esse tipo de pergunta. Controlar as finanas uma questo de definir prioridades.

Outra observao importante saber que importante respeitar as metas criadas, mas sem esquecer que a vida cheia de imprevistos. Em maio, foi necessrio tomar um emprstimo inesperado (uma despesa de sade por exemplo). Essas coisas acontecem e a postura mais indicada adaptar o oramento dos prximos meses nova realidade.

Do lado positivo, deu para ver na prtica que possvel gastar menos em bares e restaurantes. Uma dica para ajudar na reduo de despesas variveis como essa desdobrar as metas mensais em semanais. Neste caso, se a meta mensal de gastar R$ 450, vale definir uma meta semanal de 100 e deixar R$ 50 para eventuais desvios.

Monitorar o desempenho mensal depois que voc criou metas para o oramento to ou mais importante do que o levantamento inicial realizado. Assim, voc consegue descobrir, por exemplo, se os objetivos criados fazem sentido (se voc consegue mesmo atingi-los ou se necessrio fazer novos cortes), ver os resultados dos seus esforos e rever seu planejamento se necessrio.

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5 Comments

  1. Gostaria de tirar uma duvida, o salaro mensal no exemplo bruto ou liquido.

    • Sempre lquido, Edson. Voc precisa considerar o dinheiro que tem efetivamente disponvel.

      Jenifer Corra, editora do blog do GuiaBolso

  2. Tenho uma dvida. O dinheiro que destinado a pagamento de estacionamento, entraria na categoria "Gastos Essenciais" ou entraria em outra categoria?

    • Oi Alexandre,
      O gasto com "estacionamento" entraria automaticamente na categoria "Transportes". Voc pode mudar essa categoria manualmente se desejar.

  3. No meu caso tenho uma feita que os meses so separados pelas abas abaixo. Acho mais organizado mais vai de cada um ;)

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