Como investir em ações dos bancos

acoesbancos

Você sabia que além de pegar empréstimos no banco e emprestar pro banco (é o famoso CDB) também pode investir nele? Não se trata de fazer investimentos em algum ativo que ele venda mas sim comprar ações e se tornar um mini sócio do negócio.

É isso mesmo: quando você compra uma ação de uma empresa se torna sócio dela. Se tiver ações ordinárias (ações ON), tem direito inclusive a participar das assembleias onde se tomam decisões. O ponto é que pra pequenos investidores essa participação é muito pequena e seu voto individual pode não ter tanto peso. Em todo caso, ações também te dão direito a receber um pedacinho do lucro da empresa de tempos em tempos, o que o mercado chama de dividendos. Veja o passo a passo pra investir em ações de bancos:

1. Escolha uma correta

Pra comprar (e depois vender) sua ação, você precisará de uma corretora. Atualmente há 73 instituições cadastradas. Você pode procurar e pesquisa sobre no próprio site da bolsa B3. Alguns pontos de atneção na hora de comparar as casas e selecionar uma:

  • custo de corretagem
  • relatórios
  • atendimento rápido
  • atendimento personalizado

2. Pesquisa sobre o banco

Agora que você está cadastrado numa corretora, pode começar a pesquisa do banco onde vai investir. Há basicamente dois tipos de análise: a análise gráfica, que tenta encontrar tendências com base no histórico de preços, e a análise fundamentalista, que olha o balanço da empresa, os resultados e perspectivas. Não hesite em perguntar pra corretora sobre a instituição.

Hoje em dia há 26 instituições com ações na B3. Entre as maiores estão:

BancoCódigo na Bolsa
Banco do BrasilBBAS11; BBAS12; BBAS3 
Banco PanBPAN4 
BradescoBBDC3; BBDC4
BTGBPAC11; BPAC3; BPAC5 
InterBIDI4 
ItaúITUB3; ITUB4 
PinePINE3; PINE4 
SantanderSANB11; SANB3; SANB4 

3. Defina uma estratégia

Lembra que a ação do banco vai te pagar dividendos? Essa pode ser uma estratégia. Há bancos, inclusive, que pagam dividendos mensalmente, o que pode ser uma renda extra. Outra estratégia pode ser apostar na valorização das ações, seja no curto ou no longo prazo.

O importante aqui é você já ter definido previamente o que espera com aquele investimento e pense no cenário contrário: se a ação cair, até onde pode esperar pra vender o papel? Qual o prejuízo máximo que aceita ter? Ações são investimento de renda variável, o que implica risco. Você pode sim ter prejuízo e é bom limitar ele pra evitar surpresas.

4. Transfira dinheiro pra sua conta na corretora

Por último, claro, você precisa de dinheiro. Transfira a grana pra sua conta na corretora e faça a compra.

Leia mais:

+ Que tal escolher você mesmo como uma das suas aplicações?
+ Quando comprar ações e como vendê-las
+ Como escolher ações para investir?
+ Ações e Taxa Selic: como um afeta o outro




Comments

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *