GuiaBolso entra na campanha e incentiva a doação de sangue

doacao

banner-GB
imageNesta terça-feira, 14, comemora-se o Dia Internacional do Doador de Sangue, mas você sabia que no Brasil apenas 1,8% da população doa sangue? Pensando nisso, nove guias aqui do aplicativo se organizaram e formaram nesta semana o primeiro grupo de doação do GuiaBolso. A ideia é que a partir de agora a doação ocorra periodicamente.
O ato é rápido, indolor e extremamente gratificante! Com uma única doação é possível salvar até quatro vidas já que o material coletado é separado em quatro componentes (concentrado de hemácias  ou glóbulos vermelhos, concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado) e podem ir para diferentes pacientes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo todo são colhidas anualmente 108 milhões de doações, metade em países de alta renda. O curioso é que tais países concentram menos de 20% da população do mundo. A OMS calcula que a taxa média de doação de sangue é nove vezes maior em países de alta renda do que nos de baixa renda.
No Brasil, metade das doações é voluntária e a boa notícia é que os últimos dados do Ministério da Saúde, de 2014, apontam para um aumento de 5% na coleta de bolsas de sangue no país, passando de 3,5 milhões para 3,7 milhões. Ainda assim, o banco é considerado baixo.

Como doar

No Brasil, podem doar pessoas com peso mínimo de 50 quilos, que tenham entre 18 e 69 anos. Também são aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos, havendo o consentimento formal do responsável legal. O candidato não deve estar cansado, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não estar em jejum.
Segundo o Ministério da Saúde, para a segurança do receptor do sangue estão impedidos de doar aqueles que tiveram diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas, usuários de drogas, aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos, e mulheres grávidas ou amamentando.
Gravidez, resfriado e tratamento de canal também são motivos para impedir temporariamente a pessoa de doar (veja aqui a lista completa de impedimentos).
Passou em todos os requisitos? Então, é só escolher o local mais perto de você.
(Com informações da Agência Brasil)
doacao
image (1)
banner-GB-2
Leia também:
– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *