Dicas de como planejar e organizar suas finanças

entenda-suas-financas-1

Que tal sair do vermelho em suas contas e aprender a usar seu salário com sensatez? Em um país em que a educação básica é oferecida de maneira precária, educação financeira é raridade, concorda? Exatamente por isso, vamos usar este pequeno espaço para oferecer a você (que tem dificuldades para organizar seu orçamento doméstico, mas quer mudar radicalmente seu estilo de vida) algumas valiosas dicas para organizar suas despesas. Entenda suas finanças.

A primeira dica para quem não quer saber mais de ficar com o bolso vazio é tomar muito cuidado com o crédito em instituições bancárias. Muitas pessoas insistem em dizer que o endividamento é a única maneira de conquistar patrimônio. Quem afirma isso esquece que o valor da prestação mensal entregue ao banco poderia ser aplicado mensalmente em um fundo de renda fixa, sem ter que pagar nenhum percentual a mais.


Dentro do possível, aprenda a economizar para fazer suas compras à vista. A desvantagem desse método é que o bem só será usufruído no fim do período de acúmulo financeiro. Entretanto, a vantagem é a de simplesmente comprar um bem e pagar o valor que ele tem e não o triplo (os juros totais de um financiamento costumam beirar os 300%, dependendo do prazo).

 

Se você contraiu algum financiamento, busque a redução de dívidas através de um rígido controle de gastos. Abra mão do que não é essencial neste período a fim de ter mais dinheiro disponível para pagar sua dívida o mais rápido que puder.

Uma vez que você tenha conseguido uma significativa redução de dívidas, o próximo passo é a organização das despesas, limitando seus gastos a até 70% do seu orçamento (se for possível). Os 30% restantes poderão ser aplicados em renda fixa, como um CDB (aplicação de baixo risco e rentabilidade maior do que a poupança).

Adquirir a cultura de poupar e, principalmente, de gastar apenas o que se tem são detalhes fundamentais para ter uma vida financeira saudável e próspera. Entenda suas finanças e saia do vermelho!]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *