Dicas de como renegociar o aluguel com o proprietário

aluguel-residencial-2

O aluguel pode ser boa alternativa para quem é solteiro e para quem não gosta de residir numa mesma casa durante tempos. Essa “modalidade” também é bem valorizada entre as pessoas que não têm condições de arcar com uma moradia própria.

aluguel residencialDepois de um ano pagando aluguel, é chegada a hora do reajuste do valor, mas com índices que podem desagradar o inquilino. Caso isso esteja acontecendo e você se sente insatisfeito com o aumento, que tal pleitear uma renegociação de dívida? O jeito mais honesto de honrar compromissos é ser leal com o proprietário e explicar o porquê de não concordar com o novo custo.

Aliás, pagar sempre em dia pode ajudar, pois aí o proprietário vai sentir que você é uma pessoa responsável e que realmente quer continuar a cumprir o combinado.

reajuste aluguelAgora, se você precisar de mais argumentos, que tal explicar o estado do imóvel? Caso tenha goteiras, rachaduras, portas lascadas ou móveis embutidos envelhecidos, proponha um acordo. Diga que o dinheiro do reajuste pode ser aplicado em ajustes. Agora, se sua ideia não é bem essa, só diga que não acha interessante haver o aumento se a residência apresenta vários defeitos. Pode ser que o proprietário torça o nariz, mas pode valer a pena insistir.

Durante a renegociação para tentar manter ou diminuir o valor da parcela, é importante ser muito transparente. Nada de inventar histórias mirabolantes, pois pode acreditar: os proprietários já escutaram de tudo nessa vida. Ao ser o mais claro possível você passa confiabilidade.

renegociacao de dividaAgora, caso a situação seja pontual, que tal propor um acordo temporário? Pode ser que em três ou quatro meses, por exemplo, sua situação financeira mude e você consiga pagar o aluguel em contrato, mesmo depois do reajuste anual.

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *