Como economizar dinheiro cortando gastos com o celular

Woman on the phone

Woman on the phone

Você adora falar ao telefone? Temos uma má e uma boa notícia para te dar. A má é que em  nenhum país do mundo as ligações por celular custam tão caro quanto no Brasil. A boa é que com algumas medidas práticas, você consegue economizar um bom dinheiro na sua conta de telefone.

Ficou curioso? Então confira nossas dicas e continue falando pelo celular, sem ter que pagar faturas muito altas no final do mês. Vem com a gente!

 

Escolha o plano adequado

As operadoras de celular possuem múltiplos planos e tarifas promocionais. Certamente uma delas terá a proposta adequada para o seu orçamento, mas você precisa estar disposto a pesquisar e comparar os preços. Caso você esteja longe da família, a melhor opção é escolher um plano que ofereça atrativos interessantes para ligações interurbanas. Outra dica importante, é escolher apenas os serviços que você precisa. Para que contratar um plano com 10GB de internet, se você usa no máximo 5GB por mês?

 

Não tenha medo de mudar

Se você não está satisfeito com a sua operadora, não hesite em trocar de empresa. Nenhuma delas pode te impedir de desistir dos serviços, além disso, com a lei da portabilidade você tem a possibilidade de migrar de uma operadora para outra sem perder o número de telefone.

 

Entenda sua fatura

Uma boa forma de economizar na conta de telefone é ficar de olho na fatura. Isso ajuda a identificar cobranças indevidas, débitos automáticos não autorizados, minutos excedentes e também deixa o cliente a par do valor real de cada serviço. É bom ficar atento ao período de uso, pois observar a data de início e término do ciclo auxilia no controle das despesas em períodos específicos.

 

Economia em família

Entre família, o mais indicado é que todos os membros possuam planos da mesma operadora. Assim, todos podem falar mais por menos. Existem planos familiares bastante satisfatórios também, então uma ótima alternativa é optar por esses serviços. Mas tem um detalhe: a menos que vocês falem de graça entre si, modere a quantidade e o tempo das ligações, mesmo que a tarifa por minuto pareça muito barata. Pense que de R$ 0,10 em R$ 0,10 a conta pode ficar quilométrica.

 

Pré-pago ou pós-pago?

Você deve fazer essa escolha com base nos seus hábitos e reais necessidades. O plano pré-pago é excelente por conta do controle, mas só é adequado para pessoas que precisam fazer poucas ligações e só usam o celular em casos de emergência. Caso você faça muitas recargas, esse tipo de plano não é uma boa pedida, pois o valor individual das ligações custa mais caro.

 

Outros canais de comunicação

Experimente usar o celular apenas quando não houver uma alternativa mais barata. Muitas vezes, é possível deixar a ansiedade de lado e falar pessoalmente com a outra pessoa. Além disso, mensagens via WhatsApp, Imessenger e Gtalk não pesam nada no bolso e também oferecem retorno em tempo real.

 

E aí, gostou das nossas dicas? O que você faz para economizar na conta de celular? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco!

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *