10 dicas de como economizar dinheiro no dia a dia

10 dicas de como economizar dinheiro no dia a dia

banner GB 10 dicas de como economizar dinheiro no dia a diaEconomizar dinheiro no dia a dia é um passo importante para manter as finanças em dia. Mudanças simples, como não fazer compras de supermercado com fome, comer menos fora de casa, cortar gastos desnecessários e anotar todas as despesas fazem a diferença no final de mês, ajudam a manter a conta corrente sempre no verde e ter mais dinheiro sobrando para começar a investir. Veja como:

Anote todas as despesas

Saber exatamente o quanto gasta por mês é essencial para controlar as finanças. É possível fazer este controle financeiro de duas formas: guardando os comprovantes dos cartões de débito e crédito e anotando cada das despesas em uma planilha de gastos ou optar por uma ferramenta de controle financeiro, como o GuiaBolso. Neste caso, o sistema puxa todas as movimentações bancárias de forma automática, em menos de dois minutos.

Planeje a ida ao supermercado

Não ir ao supermercado com fome é um ponto básico para economizar, já que ajuda a não cair na tentação de comprar supérfluos e bobagens. A lista de compras é uma aliada: com ela é possível economizar e a ficar restrito apenas aos produtos que estão em falta na dispensa. É importante também não colocar na lista coisas que você não irá precisar de imediato para o item não passar da validade nos armários antes que você tenha a possibilidade de utilizá-lo.

Coma menos fora de casa

Comer fora é uma delícia, mas é um hábito que pode afetar o seu orçamento de forma significativa. Ao criar o hábito de cozinhar em casa, você economiza dinheiro sem muito esforço: além da conta do restaurante, não tem que pagar 10%, transporte e taxa de entrega de pedidos em domicílio.

Corte gastos desnecessários para economizar dinheiro

Mensalidade da academia que você nunca vai, assinatura do jornal e da revista que nunca lê e todo e qualquer serviço que nunca usa devem ser cortados sem dó nem piedade. Gastos desnecessários têm um grande impacto no orçamento e não acrescentam em nada na qualidade de vida.

Pague todas as suas contas no mesmo

Altere a data de vencimento de todas as contas fixas para o dia seguinte em que seu salário é depositado. Esta mudança simples ajuda na organização, já que assim que o dinheiro entra você já pode pagar tudo o que deve e fica na conta corrente apenas o necessário para o mês.

Gaste menos com remédios

Prefira sempre a opção genérica dos medicamentos receitados pelos médicos: a fórmula é a mesma dos laboratórios convencionais, mas os preços saem bem mais em conta. Procure também pesquisar preços antes de comprar para encontrar as opções mais baratas.

Economize energia

A conta de luz é apontada com umas das grandes vilãs do orçamento doméstico. Uma forma simples de economizar nas despesas do dia a dia é buscar usar o recurso de forma mais consciente. Sempre que possível, tire os aparelhos eletrônicos da tomada, desligue a luz  ao sair de um cômodo e não abuse do ar-condicionado.

Reveja pacotes de TV a cabo e celular

Não é raro ter o pacote mais caro da TV a cabo e nem mesmo usar muito o serviço. O mesmo vale para o celular. Economize no dia a dia trocando seus planos atuais por opções mais baratas.

Considere aposentar o cartão de crédito

Se mal utilizado, o cartão de crédito pode colocar a perder todos os esforços de economia. Se controle financeiro não for o seu forte, considere deixar o cartão em casa e fazer todas as suas compras em dinheiro vivo.

Busque opções gratuitas de diversão

Troque as idas ao cinema e o barzinho com os amigos por opções de diversão gratuitas, como praia, parques e exposições. Ao economizar dinheiro nestas despesas diárias, você conseguirá uma sobra no final do mês. É tudo o que você precisa para começar a investir e alcançar a tão sonhada segurança financeira. E você, como economiza nas suas despesas diárias? Deixe nos comentários!

banner GB 2

Leia também: – Compare 4 opções de empréstimo pessoal online  As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro  50 dicas para aprender como economizar dinheiro  Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?  Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *