Dicas para economizar nos feriados

couple with money at home

couple with money at home

Os feriados ao longo do ano podem ser uma ótima oportunidade não só para descansar, mas também para conhecer algum novo lugar, uma cultura diferente. Apesar de durar poucos dias, é possível aproveitar bastante se você souber se organizar.

Esse planejamento ainda permitirá que você faça uma bela economia e não comprometa o seu orçamento. Portanto, antes de achar que não vai ter dinheiro suficiente para se divertir, pesquise as opções de transporte, acomodação e alimentação. Viajar pode ser mais acessível do que você pensa!

Se ainda assim estiver achando muito caro, confira o que o GuiaBolso.com tem para dizer para ajudar você a gastar menos!

 

Procure por destinos fora da alta temporada

No verão todo mundo quer se esbaldar em uma bela praia. No entanto, quando as temperaturas ficam amenas, outros destinos, como montanhas e campos, entram em cena. Por que não inverter essa lógica e escolher uma praia para os feriados que não estão nos meses de dezembro, janeiro ou fevereiro e uma cidade mais fria no verão e na primavera?

Há algumas vantagens em adotar esse tipo de estratégia. A primeira delas é o preço muito mais em conta de hospedarias e restaurantes, entre outros serviços. Mas há ainda outros benefícios. Como o destino escolhido atrairá bem menos pessoas, você não terá de enfrentar filas, trânsito terrível e poderá desfrutar e conhecer muito melhor o lugar. Fique atento apenas se o local está dentro das suas expectativas. Não adianta optar por um local, por exemplo, que tem como único atrativo a praia se você for visitá-lo em um feriado chuvoso.

 

Se for de avião, pesquise passagens em horários alternativos

Viajar de avião é uma boa opção em passeios de curta duração, como em fins de semana e feriados prolongados. Do contrário, você pode perder mais tempo no transporte do que se divertindo. Para não gastar muito, opte pelas passagens aéreas em horários alternativos.

Durante a madrugada, as passagens costumam ficar mais baratas. Se você participa de programas de milhas, aproveite a oportunidade. Fique de olho também nos sites das diferentes companhias, pois muitos deles oferecem promoções de última hora.

 

Prefira acomodações mais em conta

Hotéis podem ter um custo muito alto para quem planeja viajar no feriado. Portanto, na hora de programar o seu passeio, faça a pesquisa de acomodações com bastante antecedência, para poder negociar preços e achar a melhor alternativa. Outra opção é buscar acomodações alternativas, como um hostel (um albergue mais confortável) ou até um camping. Sites como Tripadvisor.com.br e Hostelbookers.com podem ser de muita utilidade na busca de hospedagem.

Se para você é necessário mais conforto, talvez seja mais em conta alugar uma casa ou tentar uma emprestada com amigos e familiares. Mais uma vez, procurar com antecedência é essencial. No geral, fica mais em conta que o hotel.

 

Prepare suas próprias refeições

Quando você colocar no papel os gastos do café da manhã na padaria e do almoço e jantar no restaurante, vai perceber que é possível economizar caso você passe a preparar sua própria refeição.

Vá até o supermercado ou leve a comida de casa. Se não tiver como cozinhar, o jeito será optar por alimentos que não precisem ir ao fogo. Substitua algumas das principais refeições por frutas e sanduíches. É por pouco tempo!

 

Procure um local com atrações gratuitas

Se a sua intenção é não gastar muito, de nada adianta passar o feriado em uma cidade onde a oferta de compras é o principal chamariz. Escolha um local em que há opções de lazer e atividades culturais gratuitas ou que sejam mais em conta.

Lugares que contam com pontos turísticos ao ar livre são sempre uma boa pedida, assim como municípios históricos. Que tal, por exemplo, fazer uma trilha a pé ou um piquenique em um parque bem bonito?

Curtir o feriado viajando é uma ótima pedida e mesmo sem muito dinheiro dá para se divertir, como você deve ter percebido pelas nossas dicas. Agora é só fazer as malas e aproveitar.

 

Se você tem outras sugestões para economizar no feriado, comente!

Já conhece o novo GuiaBolso? Acesse GuiaBolso.com, seu controle financeiro + inteligente.

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *