6 dicas para sair das dívidas

banner-GB
como organizar as dívidasO ano de 2016 mal começou e muita gente já está pra lá de endividada. Vamos concordar que com a crise que abala o país – alta de juros, índices de desemprego cada vez maiores, inflação – está bem mais difícil livrar-se das dívidas.
No entanto, não dá para viver no limite para sempre. Com organização é possível sair do vermelho e adquirir controle sobre a sua vida financeira. Aquelas pessoas que tem o hábito de fazer um planejamento para seus gastos, com disciplina, poderão conseguir uma economia de até 30% no seu orçamento.
Para mostrar como organizar as dívidas em 2016, separamos seis dicas que poderão ajudar a compor seu planejamento e sua postura para dar a volta por cima das dívidas. Confira:

Analise e planeje seus gastos: enxergue o seu orçamento

Antes de mais nada, é importante pensar e planejar. Não adianta simplesmente lançar receitas e despesas em uma planilha, é preciso olhar para os valores e analisá-los como um todo. Nessa situação você poderá identificar se todos os seus gastos fixos são necessários ou mesmo se você está pagando por serviços que não utiliza, como a mensalidade da academia que você vai uma vez por mês ou o telefone fixo que você nem usa mas paga uma taxa mensal.

Você pode reduzir alguns valores, basta se comprometer

Essa dica diz respeito a todas as pequenas coisas que se pode fazer para reduzir o consumo. Por exemplo, não tomar banhos demorados, não esquecer a luz do quarto acesa e não dormir com a tevê ligada. Tem vários outros serviços que você poderá avaliar e que, se melhor utilizados,  podem fazer uma significativa diferença no seu orçamento.

Não crie mais dívidas: evite parcelas a perder de vista

Cair na tentação de comprar aquela televisão de plasma de 52 polegadas pode ser difícil se for paga em 60 meses. E trocar o carro, então? Somente 120 parcelas. Muitas vezes todas as parcelas adquiridas, se somadas, acabam levando uma boa parte do seu orçamento. Permita-se, quando tiver dinheiro sobrando, entrar em algum acordo para pagar parcelas que ainda restam e ter vantagem financeira com isso.

Não entre no crédito rotativo para pagar as despesas

Trate o cartão de crédito e o cheque especial como dívidas, que é o que realmente são. Não adianta pagar o mínimo do cartão de crédito ou pagar as contas com o limite do cheque especial, pois no próximo mês esses valores serão cobrados com juros – e juros altos. Esse tipo de crédito só deve ser usado em caso de emergência e assim você corre o risco de se enrolar mais e não organizar as dívidas.

Troque dívidas caras por mais baratas

Se você está com dívidas caras, como a do cheque especial e rotativo de cartão de crédito, vale a pena pegar um empréstimo a taxas mais baratas e quitar os débitos caros. O empréstimo consignado geralmente é o que apresenta menor taxas de juros, seguido pelo crédito pessoal.
O GuiaBolso comparou serviços de empresas que emprestam dinheiro pela internet, veja.

Aprenda a poupar: encare isso com a seriedade de uma dívida

Após conseguir equilibrar o orçamento, você terá outro desafio para encarar. O dinheiro poderá começar a surgir e, quando isso acontecer, já tenha em mente a importância de guardar. Com isso, você poderá poupar como se tivesse uma dívida, guardando um valor fixo por mês, por exemplo. O importante é que você possa construir uma reserva e redirecioná-la para quando realmente precisar. E, por falar em poupança, outra forma de guardar é separar uma parte do seu 13º para despesas ou mesmo para guardar.
Depois de apresentarmos algumas dicas de como organizar seu orçamento, você poderá começar seu planejamento financeiro e usar estratégias para alcançar o equilíbrio dos seus gastos em 2016! Lembre-se sempre de analisar as suas despesas, fazendo revisões no seu orçamento.
Gostou da dicas de hoje? Deixe um comentário contando como pretende organizar sua vida financeira no ano novo!
banner-GB-2
Leia também:
– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *