Dicas para usar o dinheiro sem deixar de aproveitar a vida

Two beautiful women

Two beautiful women

Muita gente associa economia com privação de desejos, vida social e diversão e por isso se incomoda com termos como “poupar” e “corte de gastos”. Porém, usar o dinheiro de forma consciente nada tem a ver com restringir o lazer, basta fazer boas escolhas.

É possível aproveitar a vida sem gastar rios de dinheiro, apenas seguindo alguns passos! Veja a seguir:

Planeje-se para gastar sem culpa

Grande parte dos gastos desnecessários acontece por falta de planejamento: você não sabe o quanto pode gastar e só terá noção do erro ao fim do mês quando estiver em situação de “aperto”. Por isso, é importante definir quanto do seu salário pode ser usado para o lazer, incluindo passeios ao fim de semana, cinema, idas a restaurantes e outros. Além disso, estipule um valor a ser poupado mensalmente para conseguir realizar atividades maiores, como uma viagem nas férias.

Pesquise e encontre opções mais baratas

Antes de viajar, de escolher em qual cinema ir, ao sair para uma festa ou restaurante, pesquise pelos melhores preços. Muitas vezes, locais mais badalados são mais caros apenas por serem mais conhecidos e não por oferecer qualidade superior.

Outra maneira de se divertir encontrando menores preços é recorrer aos serviços de compra coletiva. Mas lembre-se que você deve escolher com parcimônia para não estourar sua quantia mensal destinada ao lazer.

Não se esqueça das opções gratuitas: muitos espaços culturais oferecem exposições, mostras de cinema, peças teatrais, espetáculos de dança e música sem custo algum. Lugares assim também trazem atividades a um valor mais baixo se comparadas ao ingresso do cinema e do teatro de um shopping center, por exemplo.

Avalie o custo benefício

Por outro lado, nem sempre aquilo que custa menos sai mais barato no final. Na hora de adquirir bens que deseja, sempre compare o preço com a qualidade do produto, pois no fim das contas o que dura mais ou funciona melhor pode valer mais a pena do que a versão mais barata. O mesmo vale para passeios e viagens. Ao procurar um hotel, por exemplo, talvez valha a pena pagar um pouco a mais nas diárias e não precisar se preocupar com coisas como café da manhã e transporte se a hospedagem tiver uma boa localização e a refeição inclusa. Na hora de fechar negócio, sempre avalie todos os aspectos envolvidos no valor.

Tenha prioridades

As prioridades são muito importantes na hora de conquistar nossos desejos e manter nossas contas em dia. Além dos gastos essenciais, é importante considerar outras contas que não são extremamente necessárias, mas que tem uma importância maior para você. Se você deseja muito fazer uma viagem internacional nas suas férias, talvez valha a pena dar uma segurada nas saídas de final de semana por alguns meses para garantir que esse sonho se concretize com tranquilidade. E se você sonha em aprender uma língua, a tocar um instrumento ou praticar um esporte, pense em como cortar gastos e adquirir renda extra para realizar estas aulas. Tenha um foco definido e sempre pense nele antes de sair gastando mais do que pode.

Fique de olho nas promoções

Sempre tem algum barzinho com promoção de chope em dobro, uma liquidação nas lojas, um resort com preços especiais nas baixas temporadas, um espetáculo mais barato. Tudo é uma questão de ficar atento e saber aproveitar as oportunidades. Para isso é importante ter autocontrole e ser fiel aos seus objetivos durante essas aquisições. Nada de levar o que não precisa porque estava barato ou esbanjar nas compras da viagem porque economizou nas reservas!

Com muito planejamento, atenção e autocontrole você será capaz de se divertir, sair, viajar, comprar e comer bem sem comprometer sua renda e até mesmo terminar com um saldo positivo na poupança para realizar aqueles sonhos um pouquinho mais caros, como um apartamento ou um carro novo, já imaginou?

E aí, tem alguma dica de passeio ou lojas boas e baratas para quem quer viver bem e economizar? Compartilhe com a gente nos comentários! Até a próxima!

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *