Diferença entre consórcio e financiamento

Guiabolso

Publicado em 14/04/2021

Por Foregon

Comprar um imóvel ou um veículo à vista é uma realidade distante para a maioria dos brasileiros que, nesses casos, podem recorrer a duas opções: financiamento ou consórcio. Por se tratar de bens de alto valor, essa é uma decisão que afeta diretamente o seu planejamento financeiro, bem como o quanto está disposto a esperar para transformar o seu sonho em realidade.

Por isso, é importante entender qual a diferença entre consórcio e financiamento para só então decidir qual dos dois oferece as condições mais vantajosas para seus objetivos, sem prejudicar seu bolso.

Consórcio e financiamento: o que é?

Como funciona o consórcio

O consórcio é uma forma de compra programada, em que um grupo de pessoas que possui o mesmo desejo de adquirir um bem parecido cria um fundo, e este fundo é administrado por uma empresa, ou seja, quem vai fazer toda a administração de consórcios.

A maior diferença entre as duas modalidades de pagamento é que no consórcio, o acesso ao valor não é imediato. Cada pessoa do grupo de consorciados paga um valor mensalmente e, ao final do contrato, o valor total é liberado. É como se fosse uma forma de poupar dinheiro todos os meses, para depois pagar o bem à vista.

Porém, também é possível receber esse valor antes do fim do contrato, todos os meses são feitos sorteios que contemplam consorciados. Existe também a possibilidade de ofertar lances e antecipar a sua contemplação.

A maior vantagem dessa modalidade é que, por se tratar de um autofinanciamento, não são cobrados juros, o que você paga além do valor principal é uma taxa de administração, que é calculada pelo prazo total da vigência do grupo.

Como funciona o financiamento 

Já o financiamento funciona como uma compra parcelada. O cliente negocia diretamente com a instituição financeira, que faz uma análise de crédito para entender se ele possui condições de pagamento e para calcular o valor das parcelas.

O valor das parcelas do financiamento e o prazo para pagamento são condições estabelecidas em contrato. A grande vantagem dessa modalidade é que a disponibilização do valor de imediato. Contudo, com o acesso mais rápido, os juros são mais caros, e essa é a desvantagem do financiamento em relação ao consórcio. 

Consórcio e financiamento: principais diferenças

Financiamento 

  • É feito através de um banco; 
  • Maior burocracia;
  • O banco faz uma análise de crédito para aprovação do valor;
  • Possui juros;
  • O pagamento é feito por parcelas mensais, já com os juros computados em cada parcela;
  • Caso aprovado, o cliente pode adquirir o bem logo no início do contrato;
  • O cliente pode perder o bem para o banco caso não pague as parcelas.

Consórcio 

  • O consórcio é feito através de administradoras;
  • Menor burocracia;
  • Não é necessário dar entrada;
  • Não são cobrados juros, apenas uma taxa de administração, que é calculada pelo prazo total da vigência do grupo;
  • Normalmente o consorciado só adquire o bem no final do contrato; 
  • Todo mês alguns participantes são contemplados, tendo acesso ao valor da carta de consórcio, que dá o direito de adquirir o bem antes do final do contrato; 
  • Existe a possibilidade de dar lances, uma antecipação do pagamento das parcelas, o que aumenta as chances de ser contemplado.

O que vale mais a pena: consórcio ou financiamento? 

Cada uma das modalidades apresentadas possui suas vantagens e desvantagens. É importante lembrar que não tem uma forma de pagamento melhor que a outra, tudo vai depender dos seus objetivos. 

Por exemplo: se você quer adquirir um bem de imediato, o financiamento é a melhor opção, mas você vai pagar juros e o valor vai sair mais caro. Agora, se você não tiver pressa para comprar um bem, o consórcio pode ser a melhor alternativa. 

O mais importante é que antes de tomar uma decisão você faça um bom planejamento financeiro, pesquise as opções disponíveis, veja as taxas envolvidas e os benefícios ofertados em cada uma. 

Baixe o App Guiabolso e conecte suas contas pra acompanhar suas finanças automaticamente e tomar as melhores decisões na palma da mão!

Baixar app Guiabolso

Até o próximo conteúdo! 

Leia mais

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *