Saiba quais são os documentos para a declaração de Imposto de Renda

banner-GB
Declaração de Imposto de RendaDesde o dia 1º de março, qualquer pessoa pode enviar a declaração de IR para a Receita Federal. Mas para que a entrega seja feita de acordo com o que é estabelecido pelas normas vigentes, o contribuinte precisa preencher os dados com base em documentos que ele deve manter para o caso de eventuais fiscalizações futuras.
Nesse post, vamos mostrar a lista dos documentos necessários para fazer a declaração do imposto de renda e o que deve ser feito caso algum deles esteja faltando. Acompanhe!

Informes de rendimentos

A empresa em que você trabalha tem até o final do mês de fevereiro para te enviar o informe de rendimentos relativo ao ano anterior. Você pode pedir diretamente para o setor de recursos humanos ou consultar pela internet, dependendo do tamanho da empresa.
Não é apenas a sua empresa que precisa enviar estes informes. Se você tem rendimentos de aluguéis, a administradora imobiliária deve fazer o envio dos valores no informe. Os bancos e outras instituições financeiras também devem fazê-lo para o caso de investimentos, valores em conta-corrente e caderneta de poupança.
Preencha sua declaração com base nestes informes e guarde todos eles, mesmo que de maneira eletrônica, pois eles poderão ser requisitados pela Receita Federal a qualquer momento.

Deduções na declaração de Imposto de Renda

Gastos com planos de saúde, procedimentos médicos ou qualquer exame ou internação realizada durante 2015 devem ser lançados na declaração de IR. Eles são ilimitados e devem ter os comprovantes respectivos com CPF ou CNPJ de quem realizou o atendimento, além dos valores pagos.
Qualquer valor que tenha sido reembolsado pela sua empresa ou por planos de saúde devem ser lançados de maneira integral, assim como os valores totais pagos, pois o programa fará todos os ajustes necessários para calcular a parcela a ser deduzida da sua declaração de IR.`
Gastos com educação regular também devem ser lançados e os comprovantes de pagamento guardados, assim como os valores pagos a título de contribuição patronal para empregados domésticos.
Os valores de previdência privada na modalidade PGBL podem ser deduzidos, e estes valores serão informados aos contribuintes pelas empresas gestoras dos planos. Se você não receber os valores até o fim de fevereiro, entre em contato com a instituição responsável.

Outros documentos necessários

Se você possui um imóvel, o contrato de financiamento e a escritura são documentos obrigatórios, além dos comprovantes de pagamentos mensais. Se você tiver realizado uma amortização esporádica, também é necessário guardar o comprovante.
O mesmo pode ser dito de bens móveis, tais como carros e motos, além de títulos de propriedade de ações. No caso de aluguéis, tanto quem paga quanto quem recebe deve guardar os recibos para a declaração.
Além disso, qualquer documento relacionado a heranças, doações, resgate de FGTS ou indenizações judiciais devem ser apresentados na hora de declarar o imposto de renda.

Como proceder com a documentação faltante?

Se você não receber algum documento, como o informe de rendimentos do banco com seus investimentos ou os recibos de pagamento feitos a seu dentista, por exemplo, envie a declaração dentro do prazo — ou seja, até o dia 29 de abril. Mesmo após essa data, você poderá incluir valores faltantes sem a necessidade do pagamento de multa. O importante é realizar o primeiro envio dentro do prazo.
Caso você tenha escolhido o modelo completo, não poderá alterar para o simplificado depois de 29 de abril e vice-versa. Entretanto, poderá fazer qualquer outra alteração, inclusão ou exclusão que julgar necessária.
Se você ainda não sabe exatamente tudo o que precisa ser incluído na sua declaração de IR, veja nossa lista com tudo o que você precisa na sua declaração!
banner-GB-2
Leia também:
– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *