É possível receber o 13º salário antes do fim do ano?

Planejar visualizando os meses seguintes é a principal dica para aproveitar melhor o 13º, diz especialista

O 13º salário contribui para o orçamento doméstico de mutias famílias brasileiras. Instituído em 1962, ele oferece à população a possibilidade de materializar alguns sonhos difíceis de serem realizados durante o ano.

Oferecendo injeção de mais de R$ 10 bilhões na economia nacional, o 13º salário é alvo de muitas dúvidas dos trabalhadores, principalmente com relação à possibilidade de antecipação de seu pagamento. Vamos a alguns esclarecimentos com relação às opções.

Embora muitos trabalhadores recebam a gratificação natalina em uma única parcela, no dia 20 de dezembro, é possível sim antecipar as parcelas. Por lei, a primeira parcela deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro, enquanto a segunda, até 20 de dezembro. Entretanto, deve ser ressaltado que a primeira parcela é isenta de descontos sobre a contribuição previdenciária, os quais incidem totalmente sobre a segunda parcela.

Por lei, a partir de 15 dias de trabalho com carteira assinada, o profissional já tem direito a receber o 13º salário em sua conta bancária, proporcional ao tempo trabalhado. A possibilidade de antecipação foi criada com o objetivo de facilitar o controle do orçamento doméstico das famílias que possuem, no início do ano, o maior fluxo de despesas, como a compra de material escolar para os filhos, IPTU, IPVA, entre outras despesas que subtraem o salário da conta bancária do trabalhador.

Converse com seu patrão, negocie a antecipação da gratificação natalina, mas muita atenção ao controle da sua saúde financeira e manipulação do seu dinheiro. Administre seu orçamento com consciência!

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *