Controle financeiro é o que determina a forma como você passará parte de um mês onde você tem despesas fixas para pagar: água, luz, telefone, supermercado e despesas variáveis, como compra de roupas, calçados, eletrônicos, entre outras. Esse controle financeiro é feito através de anotações ou de planilhas.
Agora perguntamos: e quem não tem uma receita fixa e depende de uma renda irregular para as suas despesas do mês? Trabalhadores comissionados, pequenos empresários e freelancers são um exemplo de quem tem renda irregular e fluxo de caixa bem variável e precisam se organizar de alguma forma, além de terem uma noção de sua renda e de seu gasto mensal para que consigam manter suas receitas e despesas equilibradas, mesmo que sua renda seja oscilante. Mas como? Fazendo um orçamento mensal ou semanal.
Um orçamento doméstico ajuda a identificar as prioridades e o que pode ser deixado para depois. Em caso de aperto, tendo um orçamento mensal ou de determinado período, você saberá o que não é essencial. Um mês de academia, por exemplo, pode fazer uma diferença grande em outro pagamento.
O processo de acompanhamento de um orçamento, que é o controle financeiro, faz com que você não gaste mais do que ganha, mantendo o equilíbrio e sua saúde financeira. Lembre-se que esse controle financeiro deve ser rígido. Para planejar o seu orçamento, sempre tome por base os meses em que a renda foi mais baixa para que os gastos sejam adaptados e você esteja preparado para os meses em que terá rendimento inferior.
]]>