Economize em sua reforma - reduza materiais e mão de obra

planilha-de-gastos-ajuda-a-reduzir-despesas-2

Um dos erros mais frequentes é dispensar um profissional de Arquitetura ou Engenharia e programar a reforma: a medida pode acabar custando muito caro, já que muitas vezes a obra precisa ser refeita e cálculos acabam dando errado. O profissional qualificado é a pessoa mais adequada para indicar como reduzir materiais e mão-de-obra sem afetar a qualidade do empreendimento. Sente-se com ele, coloque o seu orçamento e faça o controle de despesas através de uma planilha de gastos bem elaborada.
Costuma-se dizer que uma das etapas mais caras da reforma é a do acabamento, mas é nela também que você pode conseguir uma grande redução de custos optando por materiais de qualidade, mas com preço mais acessível. Uma dica é procurar em pontas de estoque, feirões de construção e grandes lojas que conseguem preços melhores por comprarem grande quantidade. Prefira também peças clássicas que em caso de necessidade podem ser substituídas posteriormente sem prejuízo de estilo e decoração.

É possível reduzir materiais, por exemplo, na pintura, que na maioria das vezes pode ser aplicada diretamente em cima do selador, sem a necessidade de gastos com massa PVA e acrílica. Rebaixamentos de teto com gesso e paredes de drywall também saem mais em conta.
Na cozinha e no banheiro, por outro lado, não há necessidade de azulejos em todas as paredes até o teto – eles podem ser colocados apenas nas paredes úmidas (onde passa tubulação de água) e até a altura de 1,80m, ou ainda revestimento como pastilhas e ladrilhos hidráulicos apenas em uma faixa acima da pia. As paredes restantes levam tinta comum – ou lavável, se você preferir. O mesmo acontece no banheiro, onde apenas o box precisa levar revestimento.
Lembre-se que a redução de materiais implica diretamente na redução dos gastos com a mão-de-obra e torna também a manutenção mais em conta, mas o acompanhamento de um profissional é essencial para o bom andamento do trabalho. No final ainda é capaz de ver que é possível fazer muito mais coisas do que havia pensado.]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *