Economize os juros que paga para poupar dinheiro

Entenda-por-que-a-poupanca-tem-a-melhor-taxa-de-juros-1

controle de despesas que dê margem a algum investimento. No entanto, justamente por causa da inflação, essa pode ser uma boa hora para guardar dinheiro, já que com o aumento da taxa básica de juros, a Selic, de 0,25 para 7,5% ao ano a nova poupança também vai render mais: de 5,08% para 5,25% ao ano.

Quem tem caderneta antiga, anterior a 4 de maio de 2012, quando as regras mudaram, tem uma arma ainda maior a favor da saúde financeira, já que o dinheiro continua com o rendimento antigo, de 6,17 % ao ano mais TR. Desde aquela data, no entanto, o rendimento está atrelado ao aumento da Selic, rendendo 70% do valor da taxa básica de juros mais a TR, que está zerada. Como ela não tem incidência de Imposto de Renda é ainda mais atrativa ao pequeno investidor.

É ela, portanto, o melhor investimento do momento, já que nas demais modalidades, como os fundos DI – que também rendem mais quando a taxa de juros sobe – o rendimento ainda está bem abaixo, principalmente pelo fato de serem “caros”: são altas as taxas cobradas de administração, fazendo com que a rentabilidade seja inferior. Taxas de administração maiores que 1% não estão compensando o investimento em fundos.

taxa de juros poupancaNão é à toa, portanto, que a caderneta bateu novo record de captação no mês de abril, quando os depósitos superaram as retiradas em R$2,61 bilhões. Hoje, ao todo, os brasileiros têm cerca de R$518 bilhões investidos na caderneta.

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *