Em épocas de crise, a poupança é uma boa opção?

poupanca

Há décadas a caderneta de poupança é o investimento preferido de milhões de brasileiros. Polêmica por ter um rendimento muito baixo, às vezes abaixo da inflação, a poupança reúne pontos positivos e negativos que resumimos neste post:

Pontos positivos

  • A poupança é um investimento líquido. Você pode sacar o dinheiro todos os dias.
  • Assim como algumas outras aplicações de renda fixa, a poupança possui garantia do FGC em caso de problemas financeiros na instituição. 
  • O rendimento está competitivo frente a algumas aplicações de renda fixa tradicional por conta do momento de juro baixo da economia (atualmente em 3,75% ao ano). Esse é o caso de CDBs de grandes bancos, por exemplo.
  • Não possui Imposto de Renda.

Pontos negativos

  • O rendimento não é diário, mas mensal. Assim, se você sacar o dinheiro antes dele completar 30 dias na aplicação não terá rendido nada.
  • Paga somente 70% do juro Selic, tornando a opção menos competitiva que fundos DI com taxa de administração zero. 
  • A baixa rentabilidade a faz ficar atrás até de índices de inflação. Isso significa que você perde seu poder de compra, pois o rendimento fica abaixo da alta de preços.

Como o juro da economia anda muito baixo, tanto o rendimento da poupança quando o da renda fixa caíram. Nesta situação, o melhor a se fazer é a comparação. Se for usar o dinheiro antes de 6 meses, a poupança tem sido uma melhor opção do que muitas renda fixas. A partir desse período já vale a pena olhar as opções de mercado, inclusive as disponíveis nas corretoras independentes. 

Se ficou em dúvida sobre as vantagens e desvantagens de outras opções de investimento com baixo valor inicial, reunimos neste outro post as informações sobre estas aplicações

Se quiser calcular a diferença de rentabilidade entre a poupança, CDBs, LCIs e fundos, indicados a calculadora do ABC do Dinheiro ou do site Renda Fixa do desenvolvedor Marcelo Rodrigo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *