Empréstimo com garantia: 7 mitos e fatos

tiago-rodrigues-yKRdX-kY8TE-unsplash

A principal vantagem de um empréstimo é poder pegar um valor expressivo de uma vez só, e diluir o pagamento em parcelas que cabem no seu orçamento mensal. Mas muita gente desiste quando calcula o valor total das parcelas: a depender da taxa de juros, você termina pagando um valor muito maior do que tomou emprestado.

Pra quem não abre mão de uma taxa de juros baixa e possui bens em seu nome, existe uma opção interessante: o empréstimo com garantia.

É uma modalidade em que você oferece um carro ou imóvel como garantia. Isso dá mais segurança e faz com que o risco abaixe. Isso significa valores maiores e juros menores.

Tipo de empréstimoQuem tem direito?
Carro como garantia: Você oferece seu automóvel como garantia de pagamento do empréstimoQuem tem um carro no próprio nome, geralmente com até 15 anos. O automóvel é sujeito à vistoria.
Imóvel como garantia: Você oferece uma casa ou apartamento como garantia de pagamento do empréstimo.Quem tem imóvel no próprio nome, que passa por um processo de avaliação. Os principais critérios de aprovação são os metros quadrados e a finalidade do imóvel.

Mas só de falar em oferecer bens como garantia, muita gente se assusta – e isso cria algumas “fake news” sobre essa modalidade. Por isso, eu listei sete mitos e fatos sobre o empréstimo com garantia, para você entender se faz sentido na sua vida.

#1 Só de pegar o empréstimo, você já perde a propriedade do seu carro ou imóvel

MITO

Oferecer um carro ou imóvel como garantia de empréstimo não significa perder sua propriedade automaticamente. Na hora de pegar o empréstimo, você assina um contrato oferecendo sua propriedade APENAS em caso de inadimplência. Ou seja: sua propriedade só será contestada se você não pagar. Nesse caso, a instituição financeira poderá leiloar seu carro ou imóvel.

#2 A taxa de juros pode ser menor do que 2%

FATO

O maior atrativo do empréstimo com garantia é poder pagar um valor final mais próximo do montante que você tomou emprestado. Isso é devido a uma taxa de juros expressivamente menor do que as taxas normais do mercado. Eu tenho alguns parceiros que oferecem juros a partir de 1,49%.

#3 Você precisa deixar sua casa ou parar de usar seu carro

MITO

Se você vive no imóvel que vai oferecer como garantia, não é necessário se mudar durante o pagamento do empréstimo. E se você utiliza o carro que pretende oferecer, também pode continuar rodando com ele normalmente.

#4 Dá pra vender o imóvel ou carro que você utilizou como garantia

FATO

Sim, você pode vender o carro ou imóvel durante o pagamento do empréstimo. Só é necessário deixar claro para o comprador que parte do valor será utilizado para quitar o empréstimo. Isso vai garantir que o novo dono tenha o imóvel em seu nome.

#5 As condições de pagamento não são tão fáceis

MITO

Na grande maioria dos casos, empréstimos com garantia tem prazos de pagamento maiores e condições de parcelamento mais atrativas. As parcelas costumam ser decrescentes, e é comum encontrar prazos com mais de dois anos (para carro) ou até 20 anos (para imóveis). Sempre faça uma simulação para entender melhor as condições.

#6 Não precisa explicar a finalidade do dinheiro emprestado

FATO

Muitos empréstimos pedem que você justifique a solicitação – ou seja, você precisa deixar claro como vai usar o dinheiro, e comprovar o uso. Isso não é necessário nessa modalidade. Oferecer um carro ou imóvel como garantia traz bastante confiança para os credores, permitindo que as condições sejam as melhores possíveis.

#7 Dá pra pegar valores muito grandes

DEPENDE

Os valores são bem diferentes para carro ou imóvel como garantia, porque costumam ser proporcionais ao valor da sua propriedade. Para empréstimo com garantia de imóvel, geralmente o valor oferecido é maior – mas as instituições costumam limitar a oferta a 60% do valor do seu imóvel. Já o empréstimo com garantia de automóvel pode chegar a 90% do valor do carro. Tudo depende da resultado da vistoria.

Ainda tenho dúvidas. Onde posso me informar mais?
Se você já usa meu app, pode abrir a “Aba Oportunidades” para encontrar alguns parceiros que oferecem essa modalidade, se informar sobre cada um dos créditos disponíveis e simular um valor. Se estiver no celular, clique aqui para abrir o app.

Leia mais:

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *