Entenda alguns termos financeiros

saude-financeira-calculo-2

No mundo da economia, um dos fatores mais importantes para a saúde financeira de uma pessoa é o conhecimento. Para auxiliar nessa busca constante pela informação mais completa, a seguir, trazemos a definição de alguns termos financeiros.

saude financeira sucesso A amortização, primeiramente, é a redução no valor da dívida ou financiamento, por meio de parcelas todos os meses. Há vários sistemas de cálculo dessa redução, tais como:

· Sistema de A. Constante (SAC). Com parcelas iniciais de valor mais elevado reduzem o valor devido bruto de acordo com o fluxo de pagamentos. Assim, as prestações ficam mais baixas, cobrindo os juros. O reajuste acompanha a TR;

· Sistema de A. Crescente (SACRE). Parcelas maiores também no começo e no fim diminuem. Entretanto, reduzem o débito e os juros já no primeiro momento, com grande diminuição da dívida no princípio. Reajuste também promovido pela TR;

· Tabela Price. Parcelas baixas, reajuste pela TR, com juros fixos já dentro de cada parcela.

saude financeira calculoComo se pode perceber, todos esses sistemas se combinam com os fatores de correção da Taxa Referencial (TR) que é referência recorrente para atualização de débitos de financiamentos de imóveis, bem como da Poupança e do Fundo de Garantia, que são fundos responsáveis pela saúde financeira do trabalhador.

As commodities significada mercadoria. No mercado de economia são as matérias-primas ou os itens com pequeno nível de industrialização. Portanto, são produtos gerados em larga escala, por diversos produtores, “in natura”, através de plantação e extração. Apresentam possibilidade global de negociação.

São muito sensíveis às oscilações do mercado, sofrendo efeitos de crises financeiras que ocorrem no planeta. Servem também à exportação ou ao consumo no mercado nacional, na Bolsa de Valores e para contratos.

saude financeira commoditiesAs principais categorias desses produtos primários são: agrícolas(trigo, soja, café); pesca (peixes em geral, frutos do mar); minerais (petróleo, ouro); financeiras (dólar, real, euro); ambientais (créditos de carbono, água); energia (hidrelétrica, termelétrica); químicas (sulfato de sódio, ácidos).

Esperamos que tenha sido importante compreender melhor sobre os conceitos de commodities e amortização – importantes para o conhecimento econômico e, consequentemente, para a saúde financeira da economia.

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *