Entenda mais sobre como funciona o consórcio imobiliário

banner-GB
consórcio imobiliarioComprar imóveis à vista ou por meio de financiamento são modalidades conhecidas pela maioria das pessoas, mas nem todo mundo sabe como funciona um consórcio imobiliário. Totalmente diferente das outras formas, o consórcio pode ser uma opção para quem tem restrições de crédito ou para quem não tem pressa de usar o imóvel, por exemplo. Para isso, entretanto, é preciso saber como ele funciona para decidir se é ou não a melhor escolha.
Continue lendo o post de hoje e entenda mais sobre como funciona o consórcio imobiliário!

Como funciona o consórcio imobiliário?

Esse tipo de modalidade baseia-se no fato de que a aquisição do imóvel é feita mediante a participação de pessoas com o mesmo objetivo dentro de um grupo. Esse grupo é montado por uma administradora e cada pessoa deverá pagar um valor conhecido como cota.
Ao final de cada mês, é realizado um sorteio em que uma das pessoas do grupo recebe o imóvel. Mesmo após ser sorteada, a pessoa deve continuar o pagamento de cotas até o final do consórcio, que só termina quando todos tiverem seu imóvel.
Leia mais: Saiba o que você precisa saber antes de comprar o primeiro imóvel

Para quem serve?

Basicamente, o consórcio imobiliário é indicado para quem não tem pressa em adquirir o imóvel, já que o sorteio pode acontecer tanto no primeiro mês como no último. Essa situação, entretanto, pode ser mudada se houver a realização de lances ou adiantamento de pagamentos para sorteios extras.
Essa modalidade também é indicada para quem tem algum tipo de problema ou restrição com o financiamento imobiliário tradicional, já que essa opção tende a ser menos burocrática.

Quais são as vantagens?

Por suas características, esse tipo de compra de imóvel tem sido cada vez mais usado por quem deseja adquirir um novo bem do tipo. Dentre as vantagens, podemos citar:

Taxas menores

No financiamento, frequentemente são cobradas taxas de juros bastante elevadas e que fazem com que a compra de um imóvel seja um processo ainda mais caro. Por outro lado, o consórcio possui apenas a taxa de administração, que normalmente é mais baixa do que os juros cobrados.

Opção para negativados

Também é possível fazer um consórcio de imóveis mesmo que você esteja com o nome negativado, o que dificilmente acontece com financiamentos. Assim, mesmo que você esteja com dificuldades de crédito, será possível comprar um imóvel se optar por essa forma de aquisição.

Múltiplas formas de contemplação

Quem não quiser depender apenas da sorte ou quiser aumentar as suas chances, também pode optar por alguma das múltiplas formas de contemplação. Assim, quem tiver um dinheiro guardado pode dar o maior lance e levar o imóvel sem precisar ser sorteado, por exemplo.
Leia ainda: Refinanciamento de imóvel: veja como funciona

Quais são as desvantagens?

Nem só de pontos positivos é feito o consórcio imobiliário, e também é necessário conhecer quais são as desvantagens para que seja possível tomar uma decisão embasada. No geral, as desvantagens incluem:

Demora em receber o bem

Quando você faz um financiamento ou compra o imóvel à vista, você pode usufruir dele de maneira quase imediata. Com o consórcio, isso não acontece e, a cada mês que você não for contemplado, mais tempo você precisará esperar, o que pode implicar em custos.

Possibilidade de não receber o imóvel

Se você não escolher a administradora correta, existe o risco de ficar sem o bem. Isso porque se a empresa não for de qualidade, segurança e excelência, há riscos de que ela use os recursos das cotas de maneira indevida, gerando prejuízos e dores de cabeça.

Riscos associados ao grupo

Também é importante notar que, se muitas pessoas do grupo ficarem inadimplentes, você pode ser afetado com cotas mais elevadas, por exemplo. Por isso, é importante conhecer quais são as condições para o grupo e como a inadimplência das pessoas pode afetá-lo.
O consórcio pode ou não ser a opção perfeita para que você compre seu imóvel.  Essa decisão depende basicamente dos seus objetivos, possibilidades e situação financeira. Ao entender como funciona o consórcio imobiliário, portanto, você estará mais preparado para tomar a decisão correta.
Você ainda tem alguma dúvida sobre o funcionamento do consórcio? Não deixe de comentar!
Leia também:
– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *