Entenda o que são CDBs antes de começar a elaborar seu orçamento

cdb-1

São títulos de renda fixa, ou seja, quem investe sabe exatamente quanto seu dinheiro vai render durante o período e qual o valor a ser recebido no final dele. Aplicações de renda fixa são muito mais fáceis de ajustar ao orçamento e possibilitam total controle financeiro por parte de quem está poupando. O valor das taxas varia, pois pode ser negociado caso a caso no banco onde se contrata um CDB.
Quanto a isto, existem duas variantes principais, CDB prefixado e CDB pós-fixado. A taxa de rendimento para o primeiro você negocia no banco (por exemplo, 12% ao ano). O segundo tem rendimento atrelado a um indexador, como porcentagens do CDI, por exemplo, que fica próximo da Selic. Não hesite em insistir com o gerente do banco sobretudo no caso de grandes somas. As taxas de CDB são negociáveis sim. Uma sugestão de muitos experts em finanças é utilizar as taxas da LTNs para CDBs prefixados ou tentar uma porcentagem alta da CDI para pós-fixados.
E quais são os riscos do CDB? O principal é o caso da falência do banco, mas, mesmo nesta situação, seu orçamento não vai quebrar totalmente, pois o CDB é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito até o valor de R$ 70 mil.
 
Ou seja, existem muitas maneiras de aplicar seu dinheiro mantendo o controle financeiro de seus rendimentos. Basta escolher qual se adapta melhor ao seu caso.]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *