Entenda quando vale a pena pegar empréstimo

45706-entenda-quando-pegar-um-emprestimo-vale-a-pena

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-mktplacedireto-2-2.pngCom os devidos cuidados, contrair um empréstimo pode ser uma saída interessante para recuperar o controle financeiro. Em situações específicas, vale a pena pegar empréstimo é como na liquidação de dívidas, por exemplo. Mas como saber se você precisa e se vale a pena pegar empréstimo?

Continue a leitura e aprenda a reconhecer esse tipo de situação. Vamos conversar um pouco sobre algumas delas neste post.

Trocar juros mais altos por taxas menores

O nome técnico para a operação é “consolidação da dívida”, e acontece quando pegamos um empréstimo para liquidar as demais dívidas de juros mais altos. É uma boa alternativa para cobrir o cheque especial ou evitar o crédito rotativo do cartão de crédito (quando deixamos de pagar o valor total da fatura) é casos em que os juros são bem mais elevados. Quando disponível, o empréstimo consignado costuma ser a opção mais vantajosa.

Como o desconto ocorre diretamente na folha de pagamento, o risco do banco na operação é reduzido, o que garante uma taxa de juros menor. Outras modalidades de empréstimo pessoal também oferecem juros bem atrativos. Contratar empréstimo online é uma opção, já que como essas empresas possuem estruturas menores têm menos custo e menores juros. Concentrar todas as dívidas em uma única operação pode ainda trazer tranquilidade, já que o excesso de cobranças é evitado. É preciso ter, porém, um bom planejamento, que garanta que o valor da parcela assumida caiba no seu orçamento. Caso contrário, há o risco de contrair novas dívidas e a situação sair novamente do controle.

Obter descontos comprando à vista

Se você precisa comprar algo relevante, como uma geladeira ou móveis, pegar um empréstimo pode ser uma boa opção caso haja desconto na compra á vista. Normalmente, é possível conseguir bons descontos pagando à vista e pode valer a pena pegar empréstimo em vez de fazer o parcelamento na loja. Além disso, os juros aplicados no comércio certamente serão mais elevados que os do empréstimo, o que garante uma margem de lucro ainda maior.

Limpar o nome no mercado

O acúmulo de dívidas pode levar as pessoas a terem o nome sujo nos serviços de proteção ao crédito. Além do desconforto psicológico, tal condição pode inviabilizar boas oportunidades, como um financiamento imobiliário. Ao contrair um empréstimo para pagar as dívidas, é possível limpar o nome rapidamente.

Abrir um negócio próprio

Em tempos de desemprego em alta, cresceu o número de brasileiros interessados em abrir um negócio próprio. O dinheiro não precisa ser uma barreira! O empréstimo pode fazer seu negócio sair do papel mais rápido e começar a te dar retorno no curto prazo.

Saber se realmente vale a pena pegar empréstimo

Algumas variáveis devem ser cuidadosamente analisadas ao se decidir pelo empréstimo. Especialmente nas renovações, as taxas recontratadas podem ser muito diferentes das originais, fazendo com que o negócio não seja tão vantajoso. Para o empréstimo valer a pena, o valor dos juros deve ser menor que o das dívidas a serem liquidadas e, claro, estar dentro da capacidade de pagamento do contratante. Como vimos, há situações em que vale a pena pegar empréstimos.

Muitas pessoas insistem em permanecer utilizando o cheque especial ou o rotativo do cartão de crédito, por não querer admitir a necessidade de recorrer a um empréstimo, quando poderiam conseguir um bom alívio no orçamento. Lembre-se que estas duas modalidades são as mais caras do mercado atualmente.

E você? O que pensa sobre o assunto? Pegaria um empréstimo de forma estratégica? Conta pra gente nos comentários.O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-mktplacedireto-2-2.pngLeia também:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *