Está difícil de controlar gastos? Saiba o que você está fazendo errado

02H57587

02H57587

Boa parte das pessoas sonha com uma vida financeira equilibrada, mas na prática, esse sonho muitas vezes não passa do discurso. Mês após mês, a pessoa garante que vai mudar os hábitos e que vai sair do vermelho, mas quando chega o Réveillon, mais uma vez surge a típica promessa: “Esse ano vai ser diferente. Vou controlar minha vida financeira”.

Infelizmente, em muitos casos, a promessa não é cumprida. Isso se deve especialmente a alguns entraves que impedem que as pessoas organizem suas finanças. Leia nosso artigo e conheça o que você está fazendo errado para conseguir controlar seus gastos e ter uma vida financeira controlada. Vem com a gente!

 

Falta de vontade: prepara-se para mudar

A falta de força de vontade aparece no topo de nossa lista por uma razão clara: controlar a vida financeira parte de uma decisão, uma mudança de hábito e de postura diante do dinheiro. Não adianta participar de cursos, acompanhar blogs e baixar apps financeiros se o real desejo de colocar as finanças em ordem só existir da boca para fora. É preciso ser disciplinado, aprender a estabelecer prioridades e estar verdadeiramente disposto a controlar e equilibrar a vida financeira.

 

Jogar os comprovantes fora: observe como gasta

Sabe quando o atendente te pergunta se você quer a sua via do comprovante e você dispensa, dizendo que não precisa? Pois bem! Isso é um erro que te impede de controlar as finanças plenamente. Todos os cupons, notas ficais e comprovantes devem ser guardados. Se você não puder anotar tais despesas na hora, escolha um dia oficial na semana para fazê-lo. Essa postura vai te ajudar a não deixar os pequenos gastos passarem batido! Nesse caso, a ferramenta de controle financeiro online do GuiaBolso é uma alternativa prática para manter controle sobre cada pequeno gasto.

 

Não ter uma planilha para controle de gastos: tenha todo seu dinheiro sob controle

Eis aqui outro entrave que barra o controle financeiro! Há os que acham difícil fazer uma planilha de gastos e enfadonho demais gerir as finanças usando esse método, mas é extremamente necessário controlar a entrada e saída de dinheiro, até como forma de pagar as contas em dia e programar novas aquisições. A dica é optar por plataformas online de gerenciamento financeiro. A interface dessas planilhas de gasto costuma ser simples, o que facilita bastante o planejamento dos gastos. Dessa forma, você tem um guia para não sair do orçamento.

Leia também: “Planilha de gastos ou controle financeiro online. Descubra qual é a melhor opção.”

 

Colocar tudo no débito automático: verifique o que você faz

Tudo bem que colocar as contas no débito automático é uma medida que evita o tempo gasto em filas. Por outro lado, é um dos caminhos mais curtos para se descontrolar financeiramente, afinal, você pode acabar se esquecendo de determinadas contas. Só use essa estratégia se você tiver o hábito de anotar e acompanhar tudo!

 

Deixar de conferir o extrato: conheça seus hábitos financeiros

Uma das maiores barreiras que impedem o controle financeiro é o desleixo com o extrato bancário. Esse documento serve para acompanhamento, conferência e controle da conta corrente, porém, boa parte dos usuários não dá o devido valor a ele. Se você quiser ser uma pessoa controlada financeiramente, passe a conferir o extrato, observando todos os descontos, depósitos, cheques compensados, taxas e outros.

 

E aí, algum desses entraves estão atrapalhando a sua organização financeira? Há outra barreira que não mencionamos aqui? Compartilhe suas opiniões conosco. Até a próxima!

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *