Faz sentido controlar seus gastos em uma planilha financeira pessoal?

shutterstock_117686797-1-700x525

Você conhece todos os seus gastos diários, semanais ou mensais? Controlar tudo o que você precisou gastar durante os últimos dias parece ser bem difícil. Mas sempre existem aquelas velhas ferramentas que podem auxiliá-lo nessa tarefa e que fazem muita diferença na hora de calcular e saber para onde você deve destinar a sua renda. Sim, estamos falando da antiga companheira planilha financeira pessoal, ou simplesmente, planilha de gastos, se você é mais íntimo.

Os tempos mudaram. É verdade. E, com a internet e os instrumentos avançados de computação, é possível encontrar esta ferramenta online. Mas, o velho método, utilizando apenas algum papel, caneta e régua, pode ser ainda bem vantajoso. Quer saber como? Então, confira essas dicas sobre planilhas financeiras, seus prós e contras.

shutterstock_117686797

Por que fazer?

Com tantas opções de crédito, falsas liquidações e promoções que não parecem ser tão baratas, é muito difícil controlar e perceber que você está gastando mais do que deveria. Por isso, saber o quanto você pode dispender, além daqueles gastos fixos, é muito importante para não cair em armadilhas e ficar atolado em dívidas. E, para ter esta certeza, somente a planilha financeira pessoal pode ser suficiente.

Sim, não é preciso de muito para ter controle do seu suado dinheiro. Se você conseguir elaborar uma lista, onde estão enumeradas as suas principais necessidades, você planejará bem todo o seu orçamento. Só você conhece bem as suas dívidas, só você pode criar e elaborar bem a sua planilha financeira. Por isso, não hesite em listar o que você ainda precisa pagar e o que planeja realizar com o dinheiro restante.

Lembrar, organizar e planejar. Tudo isso é possível com a planilha financeira pessoal, aquela que você elabora utilizando apenas alguns poucos instrumentos e papel. Mas, se você acredita que o esforço dado para conseguir organizar os gastos não é suficiente ou que você não é tão disciplinado a ponto de ter uma planilha como esta, há outros caminhos a seguir. Quer saber quais são essas alternativas? Confira aí!

Planilha de gastos x planilha financeira online

A planilha financeira online é uma ferramenta para controle de gastos que você pode encontrar na internet. Mais moderna, ela pode substituir a velha planilha financeira no papel e utiliza sistemas que facilitarão a rotina dos desorganizados de plantão. Sim, este sistema representa tudo aquilo de mais avançado em controle financeiro! Ele é inclusive capaz de fazer um diagnóstico dos seus gastos e sugerir cortes no orçamento.

A planilha de gastos manual, feita no papel, é altamente customizável. Porém para se beneficiar dela, você deve estar sempre com a calculadora em mãos e ficar de olho para não deixar números de fora dos seus cálculos.

Esse método de controle ainda é importante para garantir a você uma visão ampla e real de todos os seus gastos. Afinal, todos nós sabemos: dinheiro é fácil de gastar e trabalhoso de conseguir. Utilizando a forma digital ou um simples papel, é necessário que você consiga alcançar o seu principal objetivo: controlar seus gastos e planejar-se financeiramente. No final, o esforço sempre valerá a pena!

]]>

2 Comments

  1. Para controlar os meus gastos eu tenho utilizado a planilha de gastos da cenize, é uma empresa online com um custo acessível no meu ponto de vista. Depois de pesquisar, e pesquisar muito encontrei esse aqui http://cenize.com/jfinancas/controle-financeiro-empresarial, achei bem interessante, ela tem um investimento baixo com um bom retorno de dados e previsões futuras. Bem eu uso e gosto, mas é questão de qual a necessidade de cada um também.

    • Olá, Sayuri, como vai?
      A planilha de gastos, realmente, é a ferramenta mais comum para manter nossa renda sob controle. No entanto, o que percebemos é que muitas pessoas no início estão muito motivadas em preencher cada gasto, um a um, mas depois de um mês já se cansam, afinal não é uma tarefa muito simples anotar todo dia quais foram seus gastos.
      Minha sugestão é anotar suas informações no próprio site do GuiaBolso.com, lá você recebe dicas financeiras, além do suporte que oferecemos.
      Não deixe de comentar com a gente o que achou e, se tiver alguma dúvida, é só entrar em contato.
      Abraços,
      Hugo - GuiaBolso

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *