6 filmes para aprender sobre economia

filmes_1616_a-dama-de-ferro-3

banner-GB
filmes_1616_a-dama-de-ferro-3
Aprender sobre economia não é só para os estudantes das faculdades ou dos especialistas no assunto. Entender como o mundo econômico funciona é importante para todos que desejam ter uma vida financeira saudável, compreendendo o funcionamento das economias mundiais e locais, assim como seus impactos no nosso dia a dia. No entanto, os livros clássicos podem ser pouco acessíveis com seus termos teóricos – trade-off, custos de oportunidade, custos marginais, entre outros – para quem não deseja se especializar na área. Com isso os filmes surgem como uma ótima opção para conhecer o assunto, trazendo uma linguagem mais descontraída e aliando entretenimento com conhecimento.
Por isso, preparamos essa lista com 6 ótimos filmes para aprender sobre economia, unindo diversão e aprendizado. Para quem está procurando aprofundar os conhecimentos em finanças, temos esta outra lista de filmes e estas indicações de livros
Através dos filmes ainda é possível compreender os diversos momentos históricos da economia mundial. Vamos começar!

1. A Dama de Ferro (2011)

O filme A Dama de Ferro retrata a vida da primeira-ministra do Reino Unido Margaret Tatcher (1925-2013), que governou o país de 1979 a 1990.
A sua importância entre os filmes para aprender sobre economia está no momento histórico em que Tatcher governou o Reino Unido. Foi ela a considerada responsável por determinar o fim da era do Fordismo na economia mundial – sistema baseado na linha de produção.
É muito comum ouvirmos o termo “neoliberal”, mas poucos entendem seu real significado. Através de A Dama de Ferro é possível conhecer melhor essa ideologia econômica, aplicada por Tatcher para estabilidade do Reino Unido em anos difíceis. Ela angariou uma legião de seguidores, mas também muitos desafetos por sua política linha dura e uma condução da economia que rompia com os antigos ideais.

2. Commanding Heights (2002)

Esse filme também trata da economia na segunda metade do século XX. É dividido em duas partes, e é uma ótima base para começar a compreender os conceitos de Estado de bem estar social, o capitalismo, o socialismo e as suas crises.
Tudo isso acontece num universo pós-guerra e o filme retrata muito bem o movimento de mudança pelo qual o mundo estava passando, sendo uma viagem histórica e econômica através do longa-metragem.

3. A ascensão do dinheiro (2008)

Feito com base no livro do historiador Nial Fergunson, professor de Harvard, de mesmo título. O filme traça um histórico econômico do progresso e do desenvolvimento até chegar no século 21.
É um panorama amplo muito importante para entender como a história lidou com as grandes crises econômicas – a quebra da Bolsa de 1929, por exemplo – e o que o sistema financeiro fez para se recuperar.

4. Freakonomics (2010)

A premissa desse filme é unir cultura pop à economia. Nós falamos na introdução sobre alguns termos como custo de oportunidade e trade-off. O longa explica em aplicações práticas o que são esses conceitos. Tudo é baseado na relação da economia com o nosso dia a dia, tornando muito palpável os exemplos e demonstrando quão relevante é compreender o tema para nossas vidas.

5. O longo amanhecer – Uma cinebiografia de Celso Furtado (2007)

Celso Furtado é considerado um dos maiores economistas brasileiros, e um dos idealizadores do nosso modelo econômico. Conhecê-lo é conhecer como a economia do nosso país se formou.
Por ser extremamente atual e tratar de um contexto em que estamos inseridos, o filme não poderia ficar fora da lista. É uma ótima introdução ao pensamento econômico brasileiro e através deles podemos compreender o nosso desenvolvimento enquanto país.

6. Margin Call: O dia antes do fim (2011)

Para finalizar, trouxemos um drama da última grande crise mundial: a crise financeira de 2008. O filme retrata os momentos de tensão vividos por funcionários de uma corretora logo antes da crise de 2008 estourar no mundo. Seu maior mérito é demonstrar como as crises são cíclicas do capitalismo e da história mundial, e que essa realidade demanda profissionais competentes e criativos. Grandes astros estão presentes, como Kevin Spacey, estrela da série House of Cards.
Com isso concluímos nossa lista de ótimos filmes para aprender sobre economia. O aprendizado pode sempre ir além, mas essa é uma ótima maneira de começar.
Aliás, com seus novos conhecimentos sobre economia, você pode começar a transformá-los em lucro através de novos investimentos!
banner-GB-2
Leia também:
– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?
]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *