GuiaBolso no Globo

banner-620x100-2
Cartão de CréditoO GuiaBolso participou de matéria do jornal O Globo sobre mudanças no teto do consignado. A reportagem (“Cartão de crédito poderá ser pago com desconto no contracheque”), publicada no dia 13 de julho, discorre sobre a aprovação de um novo limite para o comprometimento do salário de aposentados, pensionistas e servidores públicos com cartão de crédito consignado.
Agora será permitido descontar diretamente no contracheque 35% – e não mais 30% – o pagamento da fatura dos cartões de crédito consignado.
Thiago Alvarez, sócio-fundador do GuiaBolso, aplicativo gratuito e automático de planejamento financeiro, avalia que há um lado positivo e outro negativo na aprovação da medida. “Fomentar a troca de dívida cara por outra com juros menores é positivo. Mas as pessoas devem ter cuidado com qualquer nível de endividamento acima de 30%, considerando dívidas de curto ou médio e longo prazo, como o consignado”, diz Thiago.
Segundo o jornal, dados do Banco Central (BC) de maio mostram uma taxa média de 27,2% ao ano no consignado e 48,2% no crédito pessoal. Já no cartão de crédito tradicional as taxas chegam a 360,6% ao ano, com índice de inadimplência de 35,4%.
O crédito consignado foi criado para diminuir a inadimplência. Essa mudança, porém, não vale para empréstimos consignados tradicionais, só para cartão de crédito. Vale lembrar que não são todos os bancos que oferecerem esses cartões.

O Globo_Cartão de Crédito Consignado_20150713Entenda o contexto da mudança no cartão de crédito consignado

A presidente Dilma Rousseff havia negado anteriormente a elevação para 40%, argumentando que a mudança poderia elevar o endividamento das famílias, a inadimplência e dificultar o controle da inflação. Segundo o Ministério da Fazenda, a decisão de passar o teto para 35% tem como objetivo amenizar os efeitos do ajuste fiscal e reduzir os juros cobrados pelo cartão de crédito.
banner-620x100-1Leia também:
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *