Importância do score: 5 mitos e fatos

score de crédito
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-mktplacedireto-2-2.png

Você sabe seu score de crédito? Se não, eu recomendo que você vá atrás dessa informação.

Score de crédito é a pontuação mais importante da sua vida financeira – é ela que vai dizer o quanto você paga suas contas em dia, sem atrasos nem renegociações. 

Essa “nota” fica vinculada ao seu CPF e vai de 0 a 1000. Ela é calculada em serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Quanto maior o seu score, maior é a sua boa fama no mercado de crédito. Isso significa mais possibilidades de conseguir contratar produtos financeiros, como empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, entre outros. Scores super altos podem significar não só o acesso em si, como a garantia de ter as melhores ofertas desses produtos – com os juros mais baixos, melhores condições de pagamento, entre outras vantagens.

Score de crédito

O que é?Como saber o meu?O que é um score bom?
Uma “nota” do mercado de crédito que avalia seu nível de inadimplência. Quanto maior o seu score, mais você é visto como um bom pagador, ou pagadoraOs dois principais serviços de proteção ao crédito existentes são o SPC e o Serasa Experian – é só visitar o site deles e consultar seu CPF. Eu também ofereço uma nota de crédito no meu app, que costuma ser muito similar às notas “oficiais”.É considerada uma boa pontuação o score acima de 700.
A zona mediana oscila entre 500 – 700.
Um score ruim fica abaixo de 500 pontos.

Pra quem acabou de descobrir o que é score, esse sistema de “pontuação” pode parecer um pouco invasivo. Pode ficar aquela sensação de que aquele atraso por imprevisto na fatura do cartão pode ter “manchado seu currículo”.

Mas o motivo do score existir é mais “coletivo” do que se imagina. Isso porque, quanto menor o nível de inadimplência dos pagadores, mais aquecido fica o mercado de crédito – e isso é um indicador importante de uma economia saudável. 

Em resumo: quando você se esforça ao máximo para pagar suas contas em dia, você está contribuindo para a economia do seu país. Pensando nisso, resolvi listar cinco mitos e fatos sobre a Importância do Score.

#1 Um imprevisto pode manchar meu score para sempre

MITO

É verdade que cada “vacilada” no pagamento pontual das suas contas tende a abaixar seu score. Mas isso não significa que você não pode recuperar esses pontos perdidos se volta a pagar em dia. Depende muito do tempo que você atrasou, do valor da dívida, dos juros acumulados… todos esses fatores entram para o seu histórico. Mas, depois de um tempo pagando tudo certinho, a tendência do score é subir.

#2 Um score ruim pode impedir acesso a produtos financeiros, mesmo que meu nome não esteja negativado

FATO

Muitas instituições que oferecem produtos financeiros definem um valor mínimo de score de crédito para cada oferta – principalmente para empréstimos com valores maiores, financiamentos e cartões mais premium. Mesmo que você não esteja com o famoso “nome sujo”, sua nota de bom pagador continua contando muito. 

#3 É impossível saber o próprio score

MITO

Há alguns anos atrás, essa informação não era muito divulgada de fato. Por isso, bastante gente ainda acha isso. Mas desde 2019, foi regulamentado por lei o Cadastro Positivo, que permite que todas as pessoas físicas e jurídicas possam ter acesso ao próprio score, contestar qualquer informação que julgar equivocada nos dados disponíveis, conhecer os principais critérios para análise de crédito, entre outros direitos.

#4 Solicitar muitos produtos financeiros pode abaixar o score

FATO

O mercado financeiro não vê com bons olhos quem solicita muitos produtos financeiros ao mesmo tempo – como, por exemplo, quando alguém solicita vários cartões de crédito num curto período de tempo. Isso porque, quanto mais produtos você usa, maiores são as chances de “se perder” nas faturas e parcelas e entrar em inadimplência. 

#5 É difícil manter um score bom

DEPENDE

Para quem tem já dificuldade de manter a saúde financeira, claro que vai ser desafiador manter um bom score. Depende muito de questões subjetivas, como o seu estilo de vida e o que você valoriza. Mas a gente costuma listar algumas práticas básicas para manter uma nota satisfatória, que são:

  • Pagar as contas em dia. Aliás, colocar as contas fixas no débito automático é uma excelente saída.
  • Não gastar mais do que você ganha, e pensar em estratégias para equilibrar as finanças em caso de imprevistos (Exemplo: pegar um empréstimo para cobrir um grande gasto inesperado, para “parcelar” o gasto).
  • Ser consciente com as compras e planejar um limite mensal.
  • Tentar não comprometer mais do que 30% do limite do seu cartão de crédito.
  • Se o seu nome estiver negativado, negocie e pague o que for preciso para sair dessa situação o mais rápido possível.
  • Faça seu Cadastro Positivo e mantenha seus dados atualizados nos serviços de proteção ao crédito
  • Tenha as contas fixas da sua casa em seu nome, se possível
  • Utilize o Guiabolso: eu facilito bastante seu planejamento financeiro, e consigo te dar uma visão bem abrangente da sua trajetória de gastos.

Ainda tenho dúvidas. Onde posso me informar mais?

Eu costumo publicar alguns conteúdos sobre score de crédito na “Aba Guia” do meu app. Aproveite a visita para descobrir seu score Guiabolso, que eu calculo com base no seu histórico de gastos – o valor costuma ser muito próximo dos scores do SPC e Serasa.

Descubra seu score hoje mesmo. Estou à disposição para te ajudar a aumentar o valor.

Leia mais:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-mktplacedireto-2-2.png

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *