Impostos são responsáveis por até 93% do preço de serviços e produtos no Brasil

impostos-carga-tributaria-brasileira-2

Que os impostos são excessivos no Brasil, todo mundo sabe. Entretanto, a real medida do descontrole tributário nacional só é percebida claramente ao analisarmos alguns estudos minuciosos sobre o assunto.
impostos carga tributaria brasileiraVocê sabia, por exemplo, que os impostos são responsáveis por até 93% do preço de serviços e produtos no Brasil? Pois essa é a conclusão de uma pesquisa encomendada pelo jornal O Estado de São Paulo. Na projeção desenvolvida por uma equipe de especialistas em economia e direito tributário (divulgada pela agência de notícias do jornal), foi feito um levantamento detalhado de diversos itens que fazem parte de nosso cotidiano a fim de descobrir quanto de tributo está oculto no preço dos produtos ou serviços oferecidos aos consumidores. E foi a partir dessa sistemática que se chegou ao índices de até 93% de tributos.
impostos precos produtosPara se ter uma ideia da violência fiscal exercida pelo Estado: do valor total de uma camisa masculina, 16,97% se refere a tributos diversos (11,4% de ICMS, 0,65% de PIS, 3% de Cofins, 1,08% de CSLL e 1,20% de IR). Mas o vestuário não é o item mais suscetível à cobrança de tributos.
 
De acordo com as notícias divulgadas pelo periódico paulista, do valor pago mensalmente às operadoras de energia elétrica, 31,26% é pura tributação. Na compra de computadores, 35,3%; alimentos, 42,30% e telefonia, 35,3% (nos EUA, há apenas 3% de tributos sobre esse mesmo item e apenas 7% referente fornecimento de energia elétrica). Haja salário!]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *