Incluindo os fins de semana na praia no orçamento doméstico

praia-orcamento-domestico-2

Passar os fins de semana na praia é uma oportunidade de fugir do estresse e reencontrar o equilíbrio mental e emocional. Entretanto, quem acredita que uma viagem no fim de semana é muito mais do que uma simples questão de entretenimento, mas um assunto de saúde inegociável, deve aprender a alinhar essa “conta” com as limitações do orçamento doméstico.

praia orcamento domesticoÉ possível viajar com frequência com a família sem se afundar em dívidas. Isto vale até mesmo para quem não tem muitos recursos disponíveis. Muito além de salários baixos, o grande problema do brasileiro é justamente a incapacidade de planejar adequadamente as finanças. A ausência de educação financeira é a grande responsável, por exemplo, pelo percentual assustador de endividamento das famílias do país (na casa dos 33%).

viagem orcamento domesticoDessa maneira, se você quer conciliar viagens nos fins de semana com orçamento doméstico equilibrado, a primeira regra é….ter um orçamento definido. Essa recomendação, embora pareça óbvia, não é seguida pela maioria da população, que sequer sabe para onde seu dinheiro vai ao longo do mês. Gastando de maneira descontrolada e sem qualquer meta de poupança, fica impossível ter dinheiro disponível para viajar.
 

A primeira dica é, portanto, colocar em uma planilha todas as suas movimentações financeiras (receitas de um lado e despesas do outro). Em seguida, acompanhe durante alguns meses as variações de gastos. É a partir daí que você pode dar início à segunda etapa do “projeto praia”. Ao enxergar com precisão os rumos do seu capital, chega a hora de cortar gastos desnecessários.

praia financas pessoais Pagar as mensalidades escolares em dia, muitas vezes, gera descontos. Aproveitar a luz natural da residência economiza energia elétrica. Evite compras por impulsos para não contrair empréstimos. Estas medidas geram uma sobra mensal que pode ser direcionada para um fundo criado para garantir suas viagens à praia.

 

Os valores podem ser aplicados e, em poucos meses, os resultados podem ser bem acima do esperado. Uma aplicação de R$ 240,00 com 0,6% de rendimento ao mês gera R$ 3.000,00 em 1 ano. Conhecer o litoral brasileiro é muito mais fácil para quem sabe economizar!

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *