Guia: saiba como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro

letra-de-câmbio-640x355

banner-GB

investir na bolsa de valores
A bolsa de valores é um ambiente que já foi muito fechado e por conta disso é cercado de impressões erradas que se propagam mais do que deveriam. Existe um grande mito de que só quem investe lá são milionários e profundos conhecedores do processo econômico. Na verdade é possível aplicar até valores bem baixos e, com o tempo, ter bons retornos. Existem diversas possibilidades e com o auxílio de uma boa corretora, você pode começar a movimentar seu dinheiro e conseguir, com o tempo, alçar voos maiores. Quer aprender como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro? Siga esse miniguia e descubra como:

Como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro

Se você não tem muito dinheiro sobrando, fique tranqüilo: não é preciso muito para começar a investir. As quantias mínimas variam de investimento para investimento, mas pode ter certeza que algum se encaixa em seu perfil. Se você consegue pagar suas contas em dia e ainda tem uma reversa para eventualidades, pode começar a pensar em lidar com a bolsa de valores.

Encontre uma corretora honesta

O passo seguinte então é buscar uma corretora honesta. Como você está começando nessa empreitada, não dá para querer se aventurar demais e um bom auxílio será muito bem-vindo. Os corretores fazem boas indicações de investimento, traçam seu perfil e ajudam na hora que você precisar. Tome cuidado, existem muitos aproveitadores nesse meio. Confira a reputação da empresa na internet, com conhecidos e até em órgãos de reclamações. Só quando tiver certeza, use o serviço deles para aprender a como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro. Você vai precisar fazer um cadastro na corretora e enviar alguma documentação. Não é burocrático: se assemelha a abrir uma conta no banco. E será cobrado um valor fixo por transação ou percentual dos lucros: cada uma trabalha de uma forma. Aqui no site da Bovespa você pode conferir uma lista de corretoras.

Quais são as maneiras de investir?

ETF

Mesmo com pouco dinheiro, existem diversas maneiras de investir na bolsa. Uma das mais populares para esse perfil é o ETF ou fundos de índices. Com eles, você vai ter retorno de índices, que representam na verdade o desempenho de alguns setores do mercado. Você compra cotas na bolsa e espera valorizarem. O investimento inicial pode ser bem baixo, de cerca de 200 reais.

Compra direta de ações

Há também a compra direta de ações, onde você compra uma “fatia” de determinadas empresas e obtém lucro quando elas se valorizam depois. Nesse caso é bom seguir as recomendações ou ir direto à compra de ações de empresas tradicionais. Por ser um investimento arriscado, se alguma empresa falir, você perde praticamente tudo. Fuja de promessas milagrosas ou empresas que prometem lucros vertiginosos sem embasamento para isso.

Clubes de investimento e fundos de investimentos de ações

Outra boa alternativa para o pequeno investidor que não sabe como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro são os Clubes de Investimento. Ele nada mais é do que um “pool” de investidores, ou seja, um grupo de pessoas que se juntam para investir. Os ganhos e perdas são repartidos de maneira proporcional à quantia colocada. E há também os Fundos de Investimentos de Ações, no qual você compra cotas de um fundo de ações e a administração é feito por corretoras ou bancos.
Essas são as regras e opções básicas para quem quer começar a investir na bolsa. É bom começar com quantias pequenas e pegar experiência no assunto, pois com o tempo pode ser tornar uma fonte bem lucrativa de investimentos. Comece já e veja o que a bolsa pode fazer pelas suas finanças!
banner-GB-2
Leia também:
– Compare 4 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?
 ]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *