IPVA atrasado, e agora?

ipva atrasado

banner-GB ipva atrasadoVocê sabia que se atrasar ou simplesmente deixar de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) poderá ter o seu veículo apreendido? Como contribuinte, é seu dever legal fazer a adequada liquidação de tributos que incidem sobre seus bens. Seu IPVA atrasou, e você quer quitá-lo? Se está procurando uma boa solução para resolver o problema, confira essas dicas:

Entendendo os riscos de não pagar o IPVA atrasado

Quem tem um carro ou uma moto deve pagar o IPVA todos os anos regularmente. Somente com o IPVA pago é possível fazer o licenciamento do veículo, que também é anual. Vale lembrar que veículo com o licenciamento irregular também tem grandes chances de ser apreendido. Mais um motivo para a importância de pagar o IPVA. Mas se você estava apertado até o prazo de pagamento do imposto e acabou atrasando essa liquidação, logo vai receber (se já não recebeu) um comunicado — avisando sobre o novo prazo e o valor que você deverá pagar para legalizar a dívida. Caso contrário, será negativado. Porém, se mesmo após o comunicado, você não pagar a dívida, corre sério risco de ter o seu veículo apreendido, o que vai custar muito mais do que apenas o pagamento do IPVA. Quando o carro é apreendido, é necessário pagar uma taxa referente a cada dia em que ele fica parado no pátio do Detran. Além, é claro, do valor do IPVA somado com a multa pelo atraso. Assim, será possível ter o seu carro de volta. Mas, se você ainda não tiver recursos para saldar tudo isso, seu carro pode ir a leilão. Deixar o IPVA atrasar não é nada legal e poderá causar grandes problemas, por isso, é muito válido saber administrar seu dinheiro a fim de evitar esses transtornos e de correr esses riscos.

Sabendo como economizar dinheiro

Se você não está conseguindo cuidar do seu dinheiro e sempre falta uma conta ou outra para pagar, você precisa aprender algumas dicas para economizar e amortizar todas as suas contas — incluindo o IPVA. Para conseguir fazer seu capital render, é preciso se planejar bem. O primeiro passo é colocar no papel todos os seus gastos mensais, desde as contas fixas, como aluguel e internet, e até mesmo o que você gasta nos supermercados, restaurantes e com suas atividades de lazer. Compare os gastos de sua lista com a sua renda mensal total. Veja se o valor que você gasta é maior do que o valor que você recebe. Se for, é preciso cortar algumas coisas. Enumere o que é mais importante e corte de seu orçamento tudo aquilo que é considerado desnecessário, como, por exemplo, os gastos com festas, fast food ou outros itens supérfluos. E lembre-se que a coisa não funciona apenas riscando os itens do papel: é preciso, de fato, evitar gastar o seu dinheiro com essas coisas. Ao receber o seu salário, pague todas as contas do mês, mesmo aquelas com prazo de validade ou vencimento maior, de forma a evitar as tentações de ficar com dinheiro no bolso e gastá-lo com outras coisas. Seu orçamento renderá até o fim do mês, você verá!

Guardando para o IPVA

Uma ótima dica para ser capaz de pagar o seu IPVA, que é anual, é guardar dinheiro todos os meses para isso. Calcule o valor do seu IPVA do próximo ano e comece a guardar uma quantia para chegar até esse valor. Assim, quando chegar a data, você terá um bom dinheiro guardado e não vai atrasar o pagamento. Tenha um valor fixo para poupar mensalmente. Então, toda vez que receber o seu salário, você deverá guardar essa quantia. Acha tudo isso quase impossível para você? Que tal apostar em ferramentas que o ajudarão a economizar, como um aplicativo financeiro de alta qualidade e de confiança? Se você tem dívidas para pagar, tente também colocá-las no papel e guardar um dinheiro para quitar todas elas. Fazendo isso, você pode resolver sua situação, mas tenha muito cuidado com os golpes de empréstimo online! Para não cair neles, clique aqui e confira cinco dicas que listamos para você. banner-GB-2 Leia também: – Compare 6 opções de empréstimo pessoal online  As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro  Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?  Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *