Já é hora de começar planejar o Natal do ano que vem

natal

banner-620x100-2
As festas de fim de ano são um momento para descansar, ficar com a família, sair com os amigos e recarregar as baterias para o ano novo que se inicia. Mas, por mais que você aperte o cinto, não tem jeito: é difícil começar o ano livre das parcelas do cartão de crédito.
Em finanças, a dica principal para os momentos em que os gastos aumentam é se planejar para eles. Por isso, agora que você está sentindo na pele – ou melhor, no bolso – o peso dos gastos de fim de ano, que tal começar a se organizar, desde já, para as festas do ano que vem?
 

1. Some os gastos feitos nas festas deste ano:

Como você acabou de fazer as compras de Natal e Ano Novo, fica bem mais fácil listar todos os gastos feitos para ter uma ideia do quanto a mais você gastou em dezembro e janeiro. Se você deixar passar muito tempo, vai ficar mais difícil de lembrar. Some o valor total e acrescente 10% – para imprevistos. Esse será seu orçamento para as festas de 2015.
 

2. Divida esse valor em 12 vezes:

Agora que você já sabe quanto gastou nas festas de fim de ano, divida esse valor por 12 (se você pretender começar a fazer a poupança já em janeiro). A lógica do ano que vem será diferente: em vez de fazer os gastos primeiro e depois dividi-los no cartão de crédito, você terá uma meta e poupará o valor necessário antes de gastar. Assim, fica bem mais fácil se controlar e você ainda dilui o impacto das despesas ao longo do ano.
 

3. Reorganize os gastos mensais e inclua a poupança para as festas:

Você já sabe quanto deve poupar por mês para garantir sua diversão do fim de ano sem precisar se endividar. O próximo passo é abrir espaço no orçamento para essa poupança. A dica é a mesma para qualquer projeto que você tiver: considere a poupança mensal como uma de suas despesas e crie metas para cada uma delas com ajuda da regra dos 50-15-35.
Se você não se dá bem com planilhas, o GuiaBolso.com também pode te ajudar a mapear e categorizar todos os seus gastos automaticamente em menos de dois minutos.
banner-620x100-1Leia também:
– As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
– 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
– Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
– Qual o melhor banco para abrir uma conta poupança?
 ]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *