Maneiras criativas para tornar a poupança um hábito diário

Saving Money in Piggy Bank

Saving Money in Piggy Bank

Para muitas pessoas a palavra “economizar” causa arrepios. É uma palavra que parece trazer junto a ela outras como “sacrifício” e “avareza”. Mas não precisa ser assim! A economia pode vir de hábitos extremamente simples, que não afetarão muito o seu dia a dia e podem reduzir consideravelmente os seus gastos.

Conheça, a seguir, algumas dicas para tornar a poupança um hábito diário. Veja como economizar pode ser tão fácil quanto escovar os dentes. Venha com o GuiaBolso.com!

 

Cozinhe mais, vá mais ao supermercado

Um dos itens que mais consome seu dinheiro sem que você perceba é a alimentação. Contando que você faça, no mínimo, 3 refeições por dia e todas elas sejam em restaurantes, padarias ou lanchonetes, uma boa parte do seu orçamento será gasta apenas com a comida. Este custo pode ser cortado drasticamente se você começar a cozinhar em casa.

Fazendo todas as refeições em casa o seu gasto reduz em, no mínimo, cerca de 50%. E, se cozinhar em casa já representa um considerável economia para os que moram sozinhos, para os que têm família a redução de gastos é ainda maior.

Por falta de tempo, nem sempre é possível cozinhar todas as refeições em casa, todos os dias. Mas isso não é desculpa para não economizar: mesmo fazendo apenas uma das suas refeições em casa (ou só o café da manhã ou levando o lanche da tarde), mesmo só deixando de comer fora esporadicamente, a redução de gastos é altíssima.

 

Pesquise restaurantes

Como vimos, a alimentação pode consumir grande parte do seu orçamento. Porém, não é todo mundo que tem tempo para cozinhar em casa, até mesmo por morar muito longe do trabalho ou não ter a possibilidade de levar a boa e velha marmita para o trabalho. O que fazer nesse caso? Pesquise o preço dos restaurantes!

Lembre-se sempre que preço não é sinônimo de qualidade. Certamente, perto do seu trabalho existem opções de comida por um preço mais em conta.

 

Conserte mais, compre menos

A sociedade se tornou extremamente consumista, o que praticamente eliminou um hábito que era bastante comum: consertar. A redução dos preços dos bens de consumo tornou os objetos, mesmo os eletrônicos, muito mais baratos, fazendo com que seja tentador sempre comprar algo novo quando o antigo apresenta problema.

Porém, muitas vezes, o defeito é facilmente consertável e o produto ainda está em excelente estado. Ao manter o hábito de consertar mais do que comprar você pode economizar muito dinheiro.

 

Vá de carona

Essa é pra quem vai de carro para o trabalho: use e abuse das caronas. Descubra quais são os colegas de trabalho que moram próximos da sua casa e faça uma escala de revezamento dos carros. Da mesma maneira, você pode descobrir quais são os seus vizinhos que trabalham próximo à sua empresa. O custo do combustível é bem alto o que, somado ao preço do estacionamento, pode fazer com que a carona represente a economia de centenas de reais por mês.

 

Não existe tranquilidade sem liberdade financeira

Estas são dicas simples que podem ser aplicadas no seu dia a dia e podem fazê-lo economizar bastante dinheiro sem ter que fazer grandes sacrifícios. Não tente ser radical logo de cara, adote apenas um ou dois destes hábitos e vá aumentando progressivamente. É exatamente assim que se cultiva o hábito de economizar dinheiro: aos poucos.

Também não se esqueça de anotar seu progresso e avaliar o quanto você está economizando por mês. Lembre-se sempre que o dinheiro que você economizar lhe dará maior liberdade. Seja para comprar um imóvel, fazer uma viagem internacional ou ter um fundo de emergências, o dinheiro economizado lhe dará tranquilidade.

 

Desenvolva esses hábitos e comece a economizar hoje mesmo. Qual será o primeiro? Comente.

Já conhece o novo GuiaBolso? Acesse GuiaBolso.com, seu controle financeiro + inteligente.

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *