Qual o melhor tipo de planilha financeira?

planilha

banner GB

planilhaSão muitas planilhas disponíveis para baixar ou até modelos-base para você fazer a sua própria ferramenta de controle de gastos. A pergunta é: todas têm o mesmo efeito e têm atualização parecida? A resposta é não. Se seu objetivo é fazer controle financeiro, a ideia é procurar o modelo que mais se adapta ao seu dia a dia e com o qual você se sente mais à vontade de lidar. Pessoas que gostam de uma ferramenta personalizada podem preferir criar a própria planilha do zero. Já quem não quer ter trabalho e quer gerenciar seus gastos de onde estiver, pode optar por um modelo online, acessível de qualquer lugar. Veja qual modelo de planilha é a melhor opção para você:

Planilhas de Excel personalizada

Muitas pessoas preferem ter uma planilha personalizada, de acordo com seus gastos e receitas e com as categorias que mais utiliza no orçamento. Para este grupo, uma boa opção é criar sua própria planilha no Excel. Para isso, basta criar uma coluna em que serão elencadas receitas e despesas e, ao lado, colocar os respectivos valores. Para funcionar, é importante criar subcategorias tanto para receitas quanto para despesas, como salário, aluguel (dinheiro que entrou) e contas residenciais, transporte (dinheiro que saiu). Para o saldo realmente corresponder à realidade, é importante atualizar o documento diariamente.

Modelo de planilha de Excel pronta

Quem não tem tanta intimidade com o Excel ou prefere não ter trabalho, pode optar por planilhas que já vêm prontas. No Excel Prático, a planilha de controle financeiro é bem dividida, com espaço para receitas, investimentos e despesas, que são separadas em variáveis, fixas, extras e adicionais. Uma boa ideia é usar a planilha como base, mas excluir campos que não se adequem à sua realidade.

Planilhas gratuitas

São vários sites e apps que oferecem planilhas gratuitas. Um dos mais conhecidos é o doInstituto de Defesa do Consumidor (Idec). O modelo permite que você acompanhe a origem e destino das receitas, além de identificar hábitos de consumo e definir prioridades.

Planilhas online

Quem deseja praticidade e liberdade na hora de controlar as finanças vai gostar das planilhas online. Elas podem ser grátis ou não e se destacam por poderem ser acessadas de qualquer lugar, como via celular e tablet. Há modelos que são integrados ao internet banking, o que é sob medida para quem sempre esquece de anotar os gastos. Um modelo de planilha online é oGuiaBolso. Seja por computador ou celular, basta inserir os dados do internet banking e a ferramenta puxa todas as movimentações feitas na conta corrente e no cartão de crédito, categorizando automaticamente. A partir daí, fica muito mais fácil ver onde é possível cortar gastos e economizar. E, boa notícia, é totalmente gratuito.
Quando o assunto é modelo de planilha, há opções para todos os bolsos e gostos. É importante analisar e, principalmente, testar cada um dos tipos para identificar aquele que mais se adequa às suas finanças e ao seu dia a dia.
Depois da experiência, não deixe de voltar e contar como foi nos comentários.
banner-620x100-1Leia também:
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *