Como escolher o melhor software financeiro para a sua empresa

software financeiro

banner-GB software financeiroA boa saúde de uma empresa passa, impreterivelmente, por um bom controle financeiro. Segundo o Sebrae, 26,9% dos novos empreendimentos encerram suas atividades antes dos dois anos de vida, sendo que a falta de controle financeiro é uma das principais causas da falência. Atualmente, existem ferramentas de gestão financeira que auxiliam o empreendedor a tomar as rédeas do setor financeiro de seu negócio para manter tudo sob controle. Mas como escolher o melhor software financeiro? Abaixo, destacamos alguns pontos que lhe ajudarão a escolher o software que melhor se adéqua a seu empreendimento!

Como definir o melhor software financeiro?

Para se definir o software financeiro que melhor se enquadra em suas necessidades, é preciso que você identifique qual é a sua área de atuação — como comércio ou varejo, prestação de serviços ou indústria — pois cada uma delas requer algum tipo de funcionalidade específica. Leve em conta também o tamanho de sua empresa, pois pequenos empreendimentos, como uma loja ou um prestador de serviços autônomo necessitam de processos mais simplificados. Já uma indústria de grande porte precisa de relatórios mais complexos e funcionalidades mais avançadas. Para se escolher o melhor software financeiro para a sua empresa, deve-se estar muito claro qual é o objetivo dele. Analise as funcionalidades que auxiliem na gestão global de seu empreendimento, como cadastro de clientes, sistema de aviso de contas a pagar e a receber e controle de estoque, entre outros. Outro ponto a ser observado é o quanto pode ser investido neste software, pois existe uma grande variação de valores de contratação e mensalidade. Levantar os dados citados acima o ajudará a definir as funcionalidades que seu empreendimento necessita e adequar os valores.

Softwares gratuitos são confiáveis?

As ferramentas gratuitas podem ser ótimas opções, principalmente para empresas que estão iniciando as suas atividades. A diferença entre os softwares gratuitos e os pagos está no número de funcionalidades que eles oferecem, como relatórios de desempenho de vendas por produto,  segurança de dados etc. É importante frisar que não é por que um software é gratuito que ele é inferior a um software pago. Existem muitos softwares pagos que possuem uma infinidade de funções e relatórios que, para um pequeno empreendedor, não serão nada úteis. O melhor software financeiro é aquele que se adéqua às necessidades de sua empresa, sejam elas funcionais ou financeiras.

É preciso ter tudo em um software unificado?

Para fins de análise, contar com um software que englobe as mais diferentes necessidades de sua empresa em um único lugar facilita muito, pois é mais simples de se cruzar os dados. Mas não tem problema se sua empresa possuir softwares diferente, por exemplo, para cadastro de clientes e para gestão financeira. Afinal, tirar um tempo para analisar os dados e resultados obtidos para continuar expandindo seu empreendimento é uma tarefa obrigatória a todo empreendedor. Não tenha medo de mudar de software, pois encontrar uma ferramenta que seja adequada às necessidades de sua empresa requer tempo e uma boa dose de tentativas e erros. Justamente por este motivo, muitas empresas que oferecem estes programas disponibilizam suas plataformas por um período para a realização de testes, facilitando a tomada desta decisão. E você, já escolheu o melhor software financeiro para seu empreendimento? Quais foram os seus critérios? Conte para nós aqui nos comentários! banner-GB-2 Leia também: – Compare 5 opções de empréstimo pessoal online  As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro  50 dicas para aprender como economizar dinheiro  Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?  Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *