O quê avaliar para mudança de emprego em meio à crise

mudanca-de-emprego-em-meio-a-crise--o-que-avaliar-5948

banner-GB
mudanca-de-emprego-em-meio-a-crise--o-que-avaliar-5948Em meio à dificuldade econômica que o Brasil está passando, surgem diversos questionamentos sobre as decisões do dia a dia, principalmente as que estão diretamente relacionadas ao momento econômico, como é o caso do ambiente profissional. Uma destas decisões complexas é a de continuar no seu emprego atual, onde já conquistou relativa estabilidade, ou buscar uma nova oportunidade.
É importante saber também que, em situações de instabilidade, pode haver o comprometimento do surgimento de novas oportunidades de trabalho. Mas isso não significa que os profissionais devam permanecer estagnados neste momento! Confira mais sobre esse assunto no post de hoje:

Mudança de emprego: fatores a serem analisados

Caso você esteja analisando uma proposta, para que sua decisão possa ser tomada com tranquilidade, existem alguns fatores que poderão ser avaliados:

Analise a nova oportunidade no mercado

Você poderá pesquisar informações no mercado. Existem muitas formas de analisar a situação de um negócio, principalmente se for de capital aberto. Nesse tipo de empresa, os dados e indicadores financeiros estão disponíveis, dando uma boa noção da sua situação atual.

Faça networking

Tenha uma rede de relacionamento — e faça a manutenção, não somente quando precisa! Se você tem bons contatos, poderá avaliar a opinião de alguns sobre a nova oportunidade e ter novas visões sobre sua decisão. Outra dica é se você dispõe de contatos que trabalhem no local, pois eles poderão dar uma boa visão do dia a dia da empresa e o clima organizacional.

Avalie seus objetivos profissionais

Se sua nova oportunidade está dentro de um setor afetado pela crise, avalie não somente o mercado e a empresa, mas tenha foco nos seus objetivos profissionais. Considere a situação com cuidado, mas lembre-se que, se for uma oportunidade estratégica, talvez você possa contribuir.
Caso você esteja em busca de uma nova oportunidade lembre-se que, mesmo que nessa situação seja mais difícil se reposicionar, você poderá planejar com cuidado onde quer chegar. As empresas podem estar com orçamentos menores e com restrições a contratação, mas nada impede que um profissional de destaque possa ser aproveitado. Confira abaixo algumas dicas que podem ser decisivas na hora de buscar um emprego:

  • Defina seus objetivos, e a partir deles, trace uma estratégia para sua apresentação pessoal. Demonstre transparência e segurança, além de preparo técnico. Seja você mesmo para os recrutadores!
  • Desenvolva  seu currículo para que crie interesse no entrevistador. Seja claro em relação a seus objetivos, obedeça uma ordem  em relação às experiências e atente-se para a correção ortográfica.
  • Cuide de sua imagem pessoal: tenha uma boa apresentação pessoal, demonstre autoestima e segurança. Você ganhará credibilidade dos recrutadores se demonstrar autoconfiança.
  • Seja pró-ativo e não faça apenas coisas do cotidiano. Quanto mais experiências, mais chances de alcançar novas oportunidades.
  • Mantenha sempre contato com as pessoas, criando uma rede de relacionamento. Se você estiver disponível há maiores chances de identificar novas oportunidades.

A mudança de emprego pode ocorrer em qualquer momento, bastando para isso que você possa analisar as condições e saiba fazer a melhor escolha possível. Lembre-se que precisará encontrar uma oportunidade que seja melhor que a sua atual, para que esse processo realmente valha à pena.
Curta nossa página no Facebook e fique sabendo de mais assuntos e novidades!
banner-GB-2
Leia também:
– Compare 4 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *