Multas que mais pesam seu bolso

03B90306

03B90306

Multas são uma das piores despesas que uma pessoa pode ter. Primeiro, porque elas pesam negativamente na sua vida financeira uma vez que representam uma conta extra que não havia sido planejada no orçamento. Além disso, elas não trazem nenhum benefício para você, obviamente.

Nem sempre é possível evitá-las, mas tenha certeza que muitas vezes elas podem ser até piores para seu bolso do que conviver com pagamento de juros! Quem quer manter controle financeiro precisa ficar de olho nesse tipo de “despesa” para evitá-la.

Assim, depois desse discurso de introdução, você deve estar pensando: mas quais são as multas mais caras? Saiba quais são aquelas que mais pesam no bolso:

Multas de trânsito

Desde que surgiu o novo Código de Trânsito Brasileiro, que entrou em vigor em 1998, as multas de trânsito dos Departamentos de Trânsito (Detran) dos Estados ficaram mais severas. Foi uma forma que as autoridades encontraram para coibir as infrações e as inúmeras mortes causadas pelo trânsito, que estavam em um ritmo crescente desde o final da década de 90.

Para se ter uma ideia, hoje a multa que o motorista deve pagar por dirigir embriagado, ao ser pego em uma blitz da nova Lei Seca, chega a quase R$ 2 mil. Assim, não pense duas vezes, se for beber, é melhor deixar o carro em casa.

Imposto de renda

A multa pela não declaração do Imposto de Renda não é das mais pesadas, mas é bastante comum, devido ao esquecimento de muitos contribuintes. Atrasar a declaração não traz benefício algum para o contribuinte porque, além de ter que pagar a multa, você ainda terá que pagar o valor referente à renda não declarada no futuro, com reajustes. Hoje, de acordo com o site da Receita Federal, a multa é de 1% ao mês (ou fração) do mês-calendário.

Rescisão do aluguel

Uma das multas mais pesadas que você pode pagar é referente ao rompimento do contrato de aluguel. O valor da multa é variável conforme o contrato, mas é quase sempre proporcional ao número de meses que deveriam ser pagos até o fim do acordo.

Você pode evitá-la, planejando-se antes de firmar qualquer tipo contrato de aluguel. É claro que imprevistos podem acontecer, você pode receber uma grande oportunidade de emprego e ter que mudar de cidade, por exemplo. Porém, nesse caso, você terá que arcar com os custos da multa ou negociá-la com o proprietário, não há o que fazer. Por outro lado, evite fechar um contrato longo quando não tem certeza se ficará muito tempo no imóvel. É uma despesa muito grande (especialmente no começo do contrato) que pode ser facilmente evitável com um pouco de precaução e planejamento.

Cartão de crédito

A multa do cartão de crédito, em geral, não é pesada em comparação a outras. O problema é que, acompanhado do não pagamento da fatura, estão os juros rotativos do cartão. A multa varia pela casa de 2% a.m, o que pode ser bastante, dependendo do valor da sua fatura. Mas os juros do rotativo ultrapassam os 10% a.m e podem gerar uma dívida difícil de pagar no longo prazo.

Vale lembrar que o cartão de crédito é um grande responsável pelos crescentes casos de endividamento entre os brasileiros. Uma multa que começa pequena, se junta a outra taxa que mensalmente cresce e forma a temida bola de neve. Então, cuidado no uso do cartão!

Por que é importante evitar as multas?

Multas são algumas das piores despesas que alguém pode ter. Geralmente, elas são ocasionadas pelo descumprimento de alguma norma, resultando numa penalidade financeira inesperada. Os juros cobrados por um empréstimo, por exemplo, podem ser terríveis para suas finanças, mas pelo menos você usufruiu do dinheiro do financiamento para comprar um bem ou pagar alguma outra dívida. Por outro lado, uma multa não é paga pelo uso de algo, mas pela falta de cumprimento de alguma obrigação.

Multas podem parecer pequenas e esporádicas mas também são capazes de causar um buraco no orçamento. Se quer manter o controle dos gastos em dia, seguir seu planejamento, pagar todas as contas e ainda poupar um pouquinho, ande na linha para não arcar com as multas.

Já pagou por alguma multa pesada? Divida sua experiência com a gente!

]]>

2 Comments

  1. O Detran está bem rigoroso hoje em dia.. muitos acham que é demais que poderia ser algo mais ameno, porém eu já trabalhei no Detran aqui de SC e sei o que é um trânsito tenso..
    As multas altas, com certeza, diminuem muitos acidentes. Agora com o aumento de quase 100% no valor das multas o cuidado dos motoristas fica muito maior, acredito que muitos pensam lá no fim do mês o salário chegando e saindo para a mão do Detran...
    Hoje em dia sou empreendedor, toco um projeto de simulado detran na internet (site), a princípio o Simulado Detran é voltado para utilidade pública sem fins lucrativos.
    Muito bom o blog, bem "recheado".
    Bom fim de semana a todos :D

    • Olá, Paulo!
      Agradecemos o elogio. Continue acompanhando o blog.
      Um abraço!
      Jenifer Corrêa, editora do blog do GuiaBolso

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *