Não esqueça de considerar o valor do condomínio na hora de comprar seu apartamento

preco-condominio-cuidado-com-area-de-lazer-1

O condomínio pode chegar a até R$ 1.500,00, a depender do grau de sofisticação do empreendimento, quantidade de moradores e estrutura de manutenção. Dessa maneira, ao comprar um apartamento, a dica é não se empolgar com um generoso rol de itens de lazer, o qual, sem dúvida, valorizará sua propriedade, mas, por outro lado, certamente provocará uma desagradável surpresa em seu bolso. Em suma, quanto mais modesto o edifício, mais barata essa despesa mensal.

Já a localização do imóvel, embora muitas pessoas pensem o contrário, não é fator decisivo na consolidação do valor dessa despesa. O verdadeiro vilão do bolso dos condôminos é a folha de pagamento: despesas com jardineiros, porteiros e outros colaboradores, costumam responder por cerca de 60% do valor a ser recolhido mensalmente pelos moradores. Assim, muita atenção antes de comprar um imóvel usado acerca da necessidade de manter muitos funcionários para o bom funcionamento do complexo.

Já se o imóvel for novo, será muito mais difícil prever o resultado dessa variável. A estrutura do complexo habitacional é outro elemento que deve ser levado em conta em seu controle financeiro. Isso porque, quanto maior a quantidade de elevadores, piscinas, sistemas de bombeamentos e outras benesses do mundo do conforto e da tecnologia, maiores serão as despesas dos moradores. Por fim, a quantidade de moradores é algo relevante e pode ajudar a prever essa despesa. Quanto maior o número de habitantes, menor serão estes gastos. Isso porque, embora algumas contas (como água, luz e gás) aumentem proporcionalmente conforme o número de moradores, as despesas ocasionais (consertos, em geral) sairão mais baratas na medida em que o edifício tiver mais moradores.

Portanto, vale a máxima: quanto maior o número de vizinhos, mais em conta essa despesa. Assim, quem quiser não perder seu controle financeiro, mesmo depois de realizar o sonho do imóvel próprio, não pode se esquecer da necessidade de calcular o valor do condomínio e tentar prever minimamente se haverá condições de custear essa conta mensal. Fique de olho!

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *