Apesar de ainda não ter sido divulgado oficialmente o valor da recarga, que durará 31 dias, estima-se que o preço deve ficar em torno de R$140, como foi anunciado durante a campanha do prefeito Fernando Haddad (PT). O Bilhete Único Mensal pode ser um bom aliado no controle de despesas, mas, por enquanto, ele só será realmente vantajoso para quem fizer mais de 46 viagens mensais de ônibus.
Em junho, no entanto, as tarifas dos ônibus, CPTM e Metrô sofrerão reajuste. Mesmo assim, a estimativa é que as integrações superem a marca de 1 bilhão de transferências, superando largamente a marca dos R$30 bilhões economizados no orçamento doméstico pelos usuários desde que o sistema atual foi implantado em 2003.
Através do Bilhete Único Mensal o usuário poderá viajar quantas vezes quiser nos 30 dias após a primeira utilização do cartão. Mas, até entrar em vigor, o cartão também poderá armazenar os direitos de viagem nas regras atuais, que é o uso de até quatro ônibus pagando apenas uma passagem.
Todo o processo de cadastramento é feito através da internet, no site da Sptrans, onde é necessário informar os dados pessoais, enviar uma foto e criar uma senha, além de responder a um questionário sobre a melhoria do sistema de transportes da capital. Quem for menor de 16 anos e ainda não tiver CPF pode se cadastrar com o CPF dos pais ou do responsável legal mas é obrigatório que tenha RG. No fim do processo, o usuário deve escolher o local onde prefere fazer a retirada do cartão, que deverá ser entregue dentro de dois ou três meses.
]]>